Página inicial > SEMA > Notícias > Jaciara trabalha para implantação do Comitê Municipal de Gestão do Fogo
Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2011, 20h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h49 | Acessos: 703 | Categoria: Notícias
CGF/Sema-MTCGF_2_ed

O objetivo é a construção de planos para prevenir as queimadas na região.

O município de Jaciara (a 144 Km ao Sul de Cuiabá) é o segundo a implantar por meio de decreto, o Comitê Municipal de Gestão do Fogo (Decreto 2972, de 15 de setembro)

. O primeiro foi em Poconé, no início do mês de setembro. O Comitê Municipal ligado diretamente ao gabinete do prefeito é o órgão superior diretivo, responsável pela coordenação sistêmica das ações de fiscalização e combate aos incêndios no município.

Na última segunda-feira (19.09), sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, foi realizada uma reunião no município para discutir a implementação do Comitê Municipal.

Participaram da reunião autoridades locais: secretário adjunto de Meio Ambiente, Zilmar Barbosa Medeiros, comandante do Corpo de Bombeiros de Jaciara, tenente Marco Aurélio Aires, diretores das escolas do município e o coordenador do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, tenente coronel BM Dércio Santos da Silva, que ministrou a palestra.

Dércio falou sobre riscos que as queimadas podem trazer para a população e o meio ambiente e explicou que o comitê foi criado para unir forças e fortalecer as ações de prevenção. O Comitê Municipal de Gestão do Fogo é ligado ao Comitê Estadual, o que facilita o trabalho e a definição dos procedimentos tomados em relação às queimadas. "Nosso principal objetivo é a construção de planos para prevenir as queimadas na região", destacou.

Já o secretário Zilmar Medeiros disse durante a reunião que o município já desenvolver ações educacionais para orientar a população e citou como exemplo a orientação para que as pessoas recolham as folhas secas ao invés de queimá-las.

Em relação ao Corpo de Bombeiros Militar, o comandante da unidade, tenente Aires, destacou o trabalho realizado nas escolas do município com apresentações de vídeos educativos relacionados às queimadas.

O prefeito Max Joel Russi disse que com a implantação do Comitê Municipal "iremos diminuir ainda mais as queimadas que atingem nosso município". Ele disse também que apesar de todas as ações que já vem sendo executadas, ainda há muito o que fazer no município.

Russi já assinou o Decreto de implantação do Comitê Municipal agora, a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente se reunirá em nova data para definir quem participará do comitê.

COMITÊ – Entre as ações que competem ao Comitê de Gestão do Fogo está o monitoramento dos focos de calor baseado nas informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fim de que possam ser planejadas e executadas com eficiência as ações medidas de fiscalização e combate às queimadas.

Compete também ao Comitê determinar a prioridade nas fiscalizações dos terrenos baldios, mediante autuação dos proprietários que não realizarem a limpeza e conservação de seus lotes, entre outras.

De acordo com dados do Centro Integrado Multiagencias (Ciman), Mato Grosso vem apresentando uma queda considerável em relação às queimadas este ano. Ate agora, no período proibitivo foram 78% a menos de focos de calor no estado em relação ao ano passado. De janeiro até agora, a redução já atinge os 74% de redução, segundo dados do último dia 13 de setembro.

O secretário de estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão, "esses índices não significam que as preocupações acabaram, pelo contrário, a muito que se fazer, principalmente nessa época do ano em que a seca atinge todo o estado, favorecendo o aumento dos focos. Nesse sentido o estado tem feito um esforço nas ações de comando e controle, priorizando o monitoramento e a fiscalização nas regiões mais criticas".

Este ano, também está sendo prioritário o trabalho de prevenção e educação ambiental reunidos no Programa Mato Grosso unido contra as Queimadas que envolve secretarias de estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e Associação Matogrossense dos Municípios.

FOCOS DE CALOR – Nesta quinta-feira (22.09), segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 392 focos detectados pelo satélite NOAA 15 Noite, 62 foram no município de Feliz Natal; 31 em Marcelândia, 29 em Itanhangá, 23 em Querencia, 14 em Bom Jesus do Araguaia, 13 em União do Sul, 12 em Paranantinga, 11 em Nova Maringá, 10 em Guarantã do Norte e 10 em Santa Terezinha.

(Com informações da Ascom/Jaciara)