Página inicial > SEMA > Notícias > Aviso alerta para Umidade Relativa do Ar abaixo de 20% e aumento no risco de incêndios florestais
Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2011, 22h24 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h49 | Acessos: 530 | Categoria: Notícias
DivulgaçãoCUIAB_MINISTRIO_DO_TURISMO
Umidade Relativa do Ar continua baixa em Mato Grosso.

Aviso Meteorológico Especial divulgado nesta terça-feira (21.09) pelo Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), do Instituto Nacional de Meteorologia alerta que a Umidade Relativa do Ar vai continuar baixa em parte do Estado.

Segundo o aviso, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, em torno de 20%, no Leste e Nordeste, no período entre os dias no período entre os dias 22 e 23.09.

Com os índices em torno dos 20%, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam suprimidos os exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; as pessoas devem evitar aglomerações em ambientes fechados; deve ser usado soro fisiológico para olhos e narinas entre outras.

Nesta terça-feira (21.09), em Mato Grosso, os municípios com menor percentual de Umidade Relativa do Ar, às 14 horas, foram Confresa, com 13%; Água Boa e São Félix do Araguaia, com 15% e Querência e Sinop, com 16%.

QUEIMADAS – Segundo informações da coordenação geral do Centro Integrado Multiagencias (Ciman) equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil e técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estão atuando na contenção e combate aos incêndios florestais localizados no Pantanal, na Estação Ecológica do Taiamã,no município de Cáceres; no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, nas localidades de Bom Jardim e Córrego Fundo, na Região de Nobres e no município de Chapada dos Guimarães.

O Ibama solicitou do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública uma aeronave para fazer um sobrevôo de reconhecimento de um incêndio florestal que atinge uma área do Parque Indígena do Xingu. Para lá foi solicitado o envio de brigadistas para conter o incêndio florestal que atinge uma área no município de Feliz Natal.

Além disso, ações diárias de rondas preventivas e combates diretos estão sendo feitos nos municípios de Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Nova Mutum, Primavera do Leste, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Jaciara, Sorriso e Campo Verde, Colíder, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta terça-feira (21.09), o satélite Aqua UMD Tarde, detectou em Mato Grosso, 237 focos de calor. Os municípios com maior número de focos foram Colniza, 17 focos; Feliz Natal, 11 focos; Nova Bandeirantes, 11 focos; São José do Rio Claro, com 9 focos; Peixoto de Azevedo, com 9 focos; Bom Jesus do Araguaia, 8 focos; Chapada dos Guimarães, 8 focos; Luciara, com 7 focos; Cocalinho, com 7 focos e Juara com 7 focos.