Página inicial > SEMA > Notícias > Com o tema “Floresta em pé dá frutos”, Dia da Árvore é comemorado em Cuiabá com plantio de mudas e capacitação
Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2011, 22h10 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h50 | Acessos: 618 | Categoria: Notícias
Duda Torres/Sema-MTFALCAO_DIA_DA_RVORE
Secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão participa de plantio de mudas

A abertura oficial das comemorações pelo Dia da Árvore em Cuiabá aconteceu na manhã desta quarta-feira (21.09), no Hospital de Câncer. Autoridades e alunos da rede pública de ensino plantaram, simbolicamente, mudas de árvores nativas em volta do prédio. A ação visa promover a arborização das áreas externas da unidade hospitalar.

A iniciativa faz parte das comemorações que teve início nesta terça-feira (20.09) e prosseguem até o sábado (24.09), com atividades voltadas para estudantes, comunidade em geral e técnicos dentro do tema “Floresta em pé dá frutos”.

A escolha do Hospital de Câncer para receber a ação, segundo o presidente do Cipem, João Carlos Baldasso se deu em função de que a árvore representa a vida, o verde, ar puro, oxigênio. “O Hospital de Câncer é uma instituição que luta pela vida”, destacou ele lembrando que o Cipem já tem uma parceria com o Hospital de Câncer, na aquisição de equipamentos. Por meio de doação dos empresários, foi adquirido um mamógrafo para a unidade.

Já o diretor do Instituto Ação Verde, Carlos Avalone disse que a classe produtora não esta preocupada somente com o desenvolvimento, mas, com ações efetivas em relação ao Meio Ambiente. “Hoje dois projetos desenvolvidos pelo Instituto Ação Verde visam a recuperação de áreas degradadas um deles das margens do Rio Cuiabá, desde a Ponte Sérgio Motta até o ponto onde o rio deságua no Paraguai e outro no Rio Teles Pires”. Segundo Avalone, o viveiro mantido pelo Instituto já distribuiu mais de 1 milhão de mudas.

O secretário de estado do Meio Ambiente, Vicente Falcao de Arruda Filho disse que o Governo do Estado, por meio da Sema, será sempre parceiro em ações que incentivem o desenvolvimento sustentável e a preservação da biodiversidade. “A Sema será sempre parceira quando for convocada para ações integradas com a sociedade e o segmento produtivo, visando a conservação, a conscientização e a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Médici apresentaram uma peça de teatro sobre relação entre o homem e a natureza e a necessidade de preservação. A peça foi montada com base numa pesquisa desenvolvida por cerca de 20 estudantes que integram o grupo.

Após a solenidade no Hospital do Câncer, o secretário Vicente Falcão e os representantes do Instituto Ação Verde, Cipem e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), abriram o curso de Capacitação em Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas.

Um total de 200 profissionais da comunidade acadêmica, projetistas ambientais, analistas ambientais da Sema, proprietários rurais e comunidade civil estão participando da capacitação que irá abordar técnicas alternativas de recuperação de áreas degradadas.

Pela manhã a coordenadora de Ecossistemas da Sema, Ligia Nara Vendramin apresentou um diagnostico das áreas degradadas e falou sobre as iniciativas e políticas públicas que visam a recuperação dessas áreas. Segundo a coordenadora, Mato Grosso possui cerca de 1 milhão de hectares degradados em Áreas de Proteção Permanente, as APP’s e, deficiências técnicas na elaboração de projetos voltados para a recuperação dessas áreas. “O curso tem por objetivo, capacitar os técnicos e sensibilizar os produtores rurais, sobre a importância de promover a recuperação dessas áreas. Para isso, existem inúmeras técnicas que podem ser adotas por esses proprietários”.

PROGRAMAÇÃO – Entre as ações programadas para comemorar o Dia da Árvore, será exibido na Concha Acustica do Parque Estadual Mãe Bonifácia uma peça teatral educativa, , para mostrar o que é o manejo florestal sustentável.

O grupo Cia de Teatro Cena 1, de Lucas do Rio Verde vai apresentar 14 sessões da peça ‘História sem fim’, que retrata a importância da prática do manejo florestal na conservação da floresta. De forma descontraída e responsável o grupo falará de um assunto técnico.

Nesta terça, quarta e quinta-feira em vários postos, serão distribuídas 13 mil mudas de espécies nativas de Mato Grosso.

Confira a programação das comemorações do Dia da Árvore

Data: 21 a 24 de setembro

Local: Parque Mãe Bonifácia, Auditório da Fiemt e Hospital do Câncer
Outras informações na Assessoria de Imprensa da Sema, pelo telefone (65) 3613 7359