Página inicial > SEMA > Notícias > Ação de conscientização ambiental acontece nos parques da capital
Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2011, 13h33 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h50 | Acessos: 551 | Categoria: Notícias
Edson Rodrigues/Secom-MTALUNOS_NO_PARQUE_MAE_BONIFCIA_EDSON_RODRIGUES
Projeto Quintas no Parque recebe alunos hoje

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA) promove nesta quinta-feira (15.09), nos períodos da manhã e da tarde nos Parques Estaduais Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, o projeto “Ações Educativas nos Parques Urbanos”.

O projeto que atende a alunos das redes publica e particular de ensino foi criado em 2009.

Nesta quarta-feira (14.09), grupos de alunos visitaram as unidades e foram recebidos por técnicos da educação ambiental. As turmas visitam os parques às 09 horas, no Massairo Okamura, e na quinta-feira (15.09), das 09 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas, no Parque Estadual Mãe Bonifácia.

O projeto tem como objetivo sensibilizar alunos das redes municipal, estadual e particular da capital e municípios adjacentes, por meio de ações educativas que ofereçam conhecimento sobre os biomas, com enfoque no cerrado e Pantanal Mato-grossense, de forma a estimular atitudes conscientes e melhor qualidade de vida.

Técnicos da educação ambiental abrem a visita com palestra sobre queimadas urbanas, exibição de vídeo sobre lixo urbano; apresentação de teatro de bonecos em parceria com o grupo “Boas Novas”; apresentação de poesias com temas ambientais; distribuição de materiais educativos e mudas de árvores nativas e finalizam com uma caminhada pelas trilhas dos parques, para observação da fauna e da flora local.

O agente ambiental, Celso Marcos da Silva Filho, explicou que o projeto nos parques recebe na maioria das vezes crianças e adolescentes de Cuiabá e Várzea Grande, entretanto, qualquer município pode participar. "Esse é a continuação de um trabalho de conscientização, entre crianças e adolescentes de todas as escolas, sobre a importância da preservação ambiental, para que se tornem multiplicadores na formação de um adulto consciente", finalizou.

RESULTADOS – Entre 2009 e 2010 foram atendidos 9.779 estudantes das redes municipal, estadual e particular, pelo projeto “Ações Educativas nos Parques Urbanos”.

PROJETO – Toda escola pode participar desde que agende a visita. Para agendamento ligue nos seguintes telefones:
Parque Massairo Okamura - (65)3644-4269
Parque Mãe Bonifácia - (65) 3623-4965