Página inicial > SEMA > Notícias > Veja: Sema participa de ação para a retirada de materiais recicláveis e perigosos do Rio Cuiabá - RIO LIMPO, PANTANAL VIVO
Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2011, 22h25 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h51 | Acessos: 194 | Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos (CGRS) é parceira da ação Dia D – “Rio Limpo, Pantanal Vivo”, do Instituto Brasil Rural Legal (IBRL), em conjunto com a Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab). A ação educativa será realizada nessa quinta-feira (15.09), a partir das 07 horas, na Escola Municipal de Educação Básica Dom Bosco Praerinho.

O objetivo é sensibilizar a comunidade quanto a importância da coleta seletiva.

Para a técnica da Sema e coordenadora executiva do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Terezinha Rodrigues, a ação significa amenizar um problema que existe há décadas. Por meio da iniciativa (Dia D) - que funcionará como um agente ativo de ação ambiental e conscientização -, nas três horas de coleta, das 08 às 11 horas, com o envolvimento de aproximadamente 100 pessoas de diversas instituições parceiras e comunidade local, dois barcos emprestados pela Coordenadoria de Pesca da Sema, será dado início a coleta ordenada do lixo reciclável e perigoso nessa região ribeirinha. O lixo retirado será encaminhado a uma empresa de reciclagem e os recursos da venda dos materiais serão revertidos para a comunidade local.

A ação de educação ambiental será contínua ao longo do ano e para o mesmo período do próximo ano, em 15 de setembro de 2012, o Dia D será repetido para que seja feito um comparativo com o evento que acontece amanhã, explicou a bióloga e assessora do IBRL, Walquiria Almeida.

O projeto envolve além da Sema, IBRL, Femab, a Cooperativa de Catadores – Coorepam, a empresa privada de tratamento de resíduos perigosos – WM, que ficará encarregada dos resíduos de classe I e II, a indústria de tintas MAXVINIL, encarregada da pesagem dos materiais recicláveis, a comunidade do Praerinho, Centro Regional de Ação Social (CRAS), membros da Igreja Católica São Pedro, Creche São Francisco de Assis e a EMEB Dom Bosco Praerinho.

“Essa ação inicial é para efetivar a coleta seletiva, ou seja, é um projeto piloto com os catadores no bairro Praerinho, o que se pretende é atingir todos os bairros que fazem margem com o Rio Cuiabá e os córregos que nele deságuam. Nossa expectativa é de que os resíduos coletados nessa ação ultrapassem 1 tonelada”, finalizou Walquiria.

PROGRAMAÇÃO DO DIA D - “RIO LIMPO, PANTANAL VIVO”

07h – concentração e café da manhã para os participantes da coleta na EMEB Dom Bosco do Praerinho

07h30 – concentração no Centro Comunitário do bairro Praerinho

08h – descentralização para o início do trabalho de coleta seletiva