As inscrições para o II Congresso Natureza, Turismo e Sustentabilidade – Conatus 2011, evento que irá acontecer em Cuiabá entre os dias 23 e 27 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, podem ser feitas até o dia 30 de setembro.
Já o dia 18 de setembro é o prazo final para submissão de trabalhos técnico-científicos, na forma de resumos expandidos.
Esta será a segunda edição do Conatus. A primeira aconteceu em 2010, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, com a presença de mais de 300 participantes de 17 estados brasileiros. Na primeira edição, as discussões com especialistas de renome nacional e internacional, abordaram temas diversificados que incluíram desde o ensino do turismo até o potencial das Unidades de Conservação para o desenvolvimento regional, passando por diversos estudos de casos de sucesso de natureza x turismo x sustentabilidade.
Já o Conatus 2011, segundo expectativas dos seus organizadores, deverá reunir cerca de 500 participantes, entre profissionais das áreas de turismo e meio ambiente e estudantes de todo o Brasil, para discutir o turismo como promotor da conservação ambiental e a natureza como capital de base para o turismo no Brasil.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.conatus.org.br. Também nesse endereço estão todas as informações e a programação completa do Conatus 2011.
Os preços promocionais para os interessados em participar são de R$ 125,00 para estudantes de graduação e R$ 175,00 para estudantes de pós-graduação e profissionais. Os grupos também têm descontos especiais. Um grupo de 5 a 10 pessoas tem desconto de 10% no valor total das inscrições; de 11 a 20 pessoas o desconto é de 15% e acima de 20 pessoas, de 20%.
ESTANDES – Durante o II Conatus haverá uma exposição de experiências e produtos de instituições e empresas relacionadas à natureza, turismo e sustentabilidade. Serão cerca de 16 estandes no salão de entrada do Centro de Eventos do Pantanal.
Além de dar visibilidade às experiências positivas ligadas turismo, natureza e sustentabilidade, a organização do Conatus 2011 vai executar, mais uma vez, importantes medidas de responsabilidade ambiental e social, que deverão gerar benefícios para a população de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso.
Entre elas, a neutralização das emissões de carbono advindas do evento, o cuidado para a diminuição da produção de lixo e o envolvimento de instituições locais para a prestação dos serviços necessários.
TRABALHOS – Aqueles que vão apresentar trabalhos técnico-científicos durante o II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade, devem ficar atentos com os prazos. Dia 18, é o prazo final para a apresentação dos resumos-expandidos.
A organização do evento lembra que as linhas temáticas para submissão dos trabalhos são O turismo como promotor da conservação ambiental; A natureza como capital de base para o turismo; O turismo em áreas naturais e Responsabilidade social e ambiental no turismo.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão, a realização do Conatus neste momento “representa uma oportunidade única para ampliar as discussões sobre políticas públicas e temas de interesse de diferentes segmentos profissionais, incluindo agentes governamentais que atuam no planejamento e gestão do meio ambiente e do turismo. Estamos todos envolvidos, poder público, organizações não-governamentais, integrantes do meio acadêmico, estudantes de meio ambiente e turismo, na busca de iniciativas que tragam o desenvolvimento com sustentabilidade para o Estado”.
(Com informações Assessoria/Conatus 2011)