Página inicial > SEMA > Notícias > Caminhada na Natureza e Campeonato de Pesca são as opções para o fim de semana
Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2011, 16h38 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h57 | Acessos: 513 | Categoria: Notícias
Foto: Lenine Martins/Secom-MTcachoeira_salto_do_cu_lenine_martins
Caminhada na Natureza é um dos programas para o final de semana

Cinco municípios mato-grossenses realizam durante o fim de semana (27 e 28.08) a Caminhada na Natureza e o 8º Campeonato Estadual de Pesca. Os municípios de Nova Xavantina, Rio Branco e Santa Rita do Trivelato promovem a Caminhada na Natureza.

Já em Colniza e São José do Rio Claro o 8º Campeonato Estadual de Pesca do Estado.

Em Santa Rita do Trivelato (445 Km ao Norte de Cuiabá), por exemplo, o percurso de quatro quilômetros passará por uma área de Proteção Ambiental Estadual, onde os caminhantes poderão contemplar a natureza e conhecer as belezas naturais do município. Em Santa Rita do Trivelato o destaque da caminhada ficará por conta da contemplação dos rios e nascentes, incluindo o Rio Teles Pires, o Verde, o Beija Flor e o Morocó e a nascente do Rio Cuiabá.

“As Caminhadas na Natureza se destacam no mundo todo como um dos principais eventos onde a contemplação da natureza está diretamente ligada à consciência ambiental. Por isso, a Sedtur, em parceria com a Anda Brasil e as prefeituras municipais, pretende realizar a caminhada em 67 municípios”, ressaltou a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra.

Pesca

Em Colniza (1.065km a Noroeste de Cuiabá), o Campeonato de Pesca terá como atrativo o eco-turismo, por estar localizada na região amazônica. O campeonato será realizado no Rio Aripuanã que está localizado a 18 quilômetros do município.

A premiação do Campeonato Estadual de Pesca 2011 para o primeiro lugar será um carro utilitário zero quilômetros, o segundo colocado leva um barco de seis metros e um motor de 15 Hp e o terceiro um barco de seis metros e uma carretinha.

A oitava edição do Campeonato Estadual de Pesca consolida Mato Grosso como uma dos principais destinos do segmento no País e contribuiu para que mais turistas internos pudessem circular pelo Estado. Com grande aceitação popular, o CEP atende uma das metas do plano estadual de desenvolvimento do turismo, contribuindo diretamente para o alcance de suas metas quanto a ampliar a oferta turística.

Anda Brasil

O projeto Anda Brasil faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França, entidade não-governamental que conta com a participação de 39 países integrando ao todo 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.

Criado em 2006, a Anda Brasil é uma ONG que reúne 106 circuitos pelo País que vão desde Parintins (AM) até a região de Três Léguas, em Caxias do Sul (RS), ao todo já são mais de 12 mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares, por meio da prática esportiva onde estes podem comercializar seus produtos.

A Confederação Brasileira de Esportes Populares é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhadas na Natureza nas cinco regiões do Brasil.