Cinco equipes compostas por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Superintendência da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar deixam hoje a capital do Estado em direção aos municípios de Gaúcha do Norte, Juína, Sorriso, Peixoto de Azevedo e Vale do Rio Cuiabá.
Os 20 homens vão permanecer nas cinco regiões por um período de dez (10) dias realizando ações de monitoramento, visitas técnicas e rondas de vigilância nessas regiões.
O coordenador do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), tenente coronel BM Dércio Silva Santos explicou que a estratégia visa possibilitar respostas mais eficientes e eficazes no combate às ocorrências de incêndios florestais nesse período mais crítico em relação às condições climáticas. “Diminuir o tempo de resposta é um fator preponderante para o sucesso das ações de combate às queimadas ilegais e aos incêndios florestais, principalmente pelo fato de que quanto menor o tempo resposta, menos danos ambientais, materiais e humanos, minimizando assim, os prejuízos econômicos e sociais”. Nas regiões, as equipes contarão com o apoio dos Batalhões do Corpo de Bombeiros.
Antes de seguirem para as bases, as equipes irão receber instruções dos técnicos que integram o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) às 15 horas e deixam Cuiabá às 17 horas.
SERVIÇO
Saída de equipes para ações de monitoramento e combate às Queimadas
Data: 22.08
Hora:
15 horas: Instrução no Ciman-MT, localizado no bloco anexo, da Sema
17 horas: Saída de Cuiabá