Página inicial > SEMA > Notícias > Ciman coordena ação de combate a incêndio em Várzea Grande
Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2011, 21h09 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h59 | Acessos: 543 | Categoria: Notícias
Meneguine/Secom-MT
incendio.urbano_meneguine.secom
Atuação conjunta de bombeiros militares e brigadistas em combate a incêndio em Várzea Grande

Um incêndio na tarde desta segunda-feira (15.08) num terreno baldio localizado no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, foi debelado com a atuação conjunta de bombeiros militares e brigadistas, sob a coordenação do Centro Integrado Multiagências (Ciman-MT).

O incêndio teve início por volta das 12h30. Logo em seguida o fato foi comunicado ao Ciman-MT e ao Corpo de Bombeiros Militar. Por volta das 14 horas o fogo já havia sido extinto.

Participaram da operação de combate ao fogo um caminhão pipa e uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar, utilizada no combate a incêndios, chamado de Auto Comando de Área. Esse caminhão tem capacidade para mil litros de água e foi adquirido, junto com outras quatro viaturas, por meio do Projeto "Brigada do Pantanal", do Corpo de Bombeiros. Sete homens do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Vázea Grande, e brigadistas participaram da ação.

CIMAN - Composto por técnicos do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual/Casa Militar, o Ciman tem como objetivo potencializar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais.

No Ciman os órgãos envolvidos compartilham informações e ações, respeitando as competências e particularidades de cada um, dentro do Sistema de Comandos de Incidentes (SCI) integrando as ações de respostas aos incêndios florestais e com isso, conferindo uma maior agilidade e eficiência nas ações de redução da vulnerabilidade social, frente aos prejuízos econômicos, ambientais e sociais, cada vez mais crescentes, relacionados aos efeitos das queimadas e dos incêndios florestais.

Este ano o Centro Integrado, por meio da Sala de Situação, funciona no prédio anexo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).