Página inicial > SEMA > Notícias > SEMENTES E MUDAS - VIVEIROS
Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2011, 19h46 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h59 | Acessos: 2177 | Categoria: Notícias

SEMENTES E MUDAS

VIVEIROS

A recuperação de áreas degradadas é realizada em diferentes etapas, uma das quais a recomposição da vegetação. Esta ação exige do responsável técnico o conhecimento sobre as espécies de plantas mais apropriadas para a introdução no ambiente, por meio de plantio de mudas ou introdução de sementes (semeadura).

A escolha das espécies será determinada pela composição florística dos remanescentes de vegetação do entorno da área degradada, da tipologia de vegetação presente antes da degradação (floresta, cerrado) e da disponibilidade de mudas e/ou sementes de espécies nativas.

As mudas são produzidas em viveiros temporários, construídos na propriedade rural, ou adquiridas de terceiros (viveiros comerciais).

As sementes podem ser coletadas nos remanescentes de vegetação ou, igualmente, adquiridas de terceiros. Quando da aquisição de terceiros é necessário cuidado no conhecimento da procedência das sementes usadas na produção de mudas ou na semeadura direta.

Neste caso, o vendedor deverá informar os locais de coleta (tipologia, coordenadas geográficas) das sementes e do número de matrizes com coleta.

A SEMA tem cadastrados pelo menos 11.000 processos com solicitação da Licença Ambiental Única (LAU) ou de renovação desta para as propriedades rurais de Mato Grosso.

A exigência de LAU ocorreu por determinação expressa no inciso IV, do artigo 19, da Lei nº 38/1995 (Código Estadual do Meio Ambiente).

Parte significativa dessas propriedades rurais apresenta áreas degradadas por atividade agrícola e de pecuária, representadas por remoção das matas ciliares e da reserva legal e presença de erosões.

Portanto, existe a necessidade de os proprietários comprarem sementes ou mudas de espécies nativas e de os viveiros comerciais atenderem tal demanda. Assim, a CMRAD propõe que viveiristas cadastrem em nosso site informações técnicas que possam auxiliar os proprietários rurais na seleção de espécies e onde localizá-las.