Página inicial > SEMA > Notícias > Boletim alerta para baixa umidade do ar em algumas regiões de Mato Grosso
Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2011, 18h23 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h00 | Acessos: 654 | Categoria: Notícias
Foto: Divulgação/Sema-MTcuiab__centro
Umidade Relativa do Ar continua baixa

De acordo com Aviso Meteorológico Especial emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por meio do Centro de Análise e Previsão do Tempo (Capre), nesta terça-feira (02.08) os valores de umidade relativa do ar estarão baixos em algumas áreas da Região Norte do Estado.

A previsão para quarta-feira (03.08) é de que a umidade relativa do ar estará baixa no período da tarde, nas regiões Norte e Nordeste do Estado.

O Aviso Meteorológico Especial foi divulgado pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre “Dr. Domingos Iglésias Valério”, vinculado à Superintendência de Defesa Civil Estadual.

Segundo a Defesa Civil, os municípios com menor percentual de Umidade Relativa do Ar em Mato Grosso, na segunda-feira (01.08), foram Água Boa (21%), Guiratinga e Paranatinga (22%), Gaúcha do Norte (23%) e Nova Ubiratã (25%).

COMBATE ÀS QUEIMADAS – As ações de monitoramento e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso continuam sendo realizadas sob a coordenação do Centro Integrado Multiagências – Ciman-MT.

Segundo relatório divulgado pelo Ciman, nesta terça-feira, uma equipe de intervenção da Defesa Civil esteve no período de 24 a 30 de julho, nos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires e no município de Peixoto de Azevedo desenvolvendo ações de monitoramento, visita técnica e ronda de vigilância.

Dois grupos de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), compostos de três bombeiros cada um foram acionados para auxiliar no combate a incêndios florestais nos municípios de Porto Estrela e Distrito da Guia.

Outro GCIF, composto por dois bombeiros e um técnico da Defesa Civil, deslocou-se para os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental do Médio Araguaia com o objetivo de realizar visitas técnicas, rondas de vigilância e monitoramento.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam realizando rondas preventiva e combate a incêndios florestais nos municípios de Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Xavantina, Nova Mutum, Primavera do Leste, Alta Floresta, Pontes e Lacerda Jaciara, Sorriso, Campo Verde, Colíder, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no dia de ontem, foram registrados em Mato Grosso 89 focos de calor. Os municípios com maior número de focos foram Campo Novo dos Parecis (21), Nova Nazaré (19), Gaúcha do Norte (15), Cocalinho e Campinápolis (6), Novo São Joaquim (5), Juína (4) e Brasnorte (3).