Página inicial > SEMA > Notícias > Sema entrega certificado aos participantes do curso Sistema de Comando e Incidentes
Publicado: Segunda, 01 de Agosto de 2011, 13h17 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h00 | Acessos: 1008 | Categoria: Notícias
Foto: Assessoria/Sema-MTcurso_SCI
Participantes recebem certificados

Participantes do curso de Sistemas de Comando e Incidentes (SCI) realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), receberam seus certificados na última sexta-feira (29.07).

No encerramento do curso  que teve início na  segunda-feira (25.07), representantes do CEGF, Ciman, Defesa Civil e Bombeiro Militar  falaram da importância da capacitação para o conhecimento relacionado ao gerenciamento das ocorrências de queimadas e incêndios florestais.

“A iniciativa de realizar o SCI partiu da busca do alinhamento contínuo com as metas propostas pela Agenda Governamental, favorecendo, dentre outros aspectos, a integração e a articulação conjugada de ações entre os diversos entes governamentais em todos as esferas de governo, a integração regional, dando agilidade e proficiência nas prestações de serviços e colaborando, de modo geral, na redução da vulnerabilidade social, dos danos humanos, materiais, ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais, cada vez mais crescentes relacionados aos efeitos dos incêndios florestais”, explicou o coordenador adjunto do CEGF, tenente-coronel BM Dércio Santos Silva.

O curso realizado no Auditório Pantanal da Sema, alcançou 20 horas e foi encerrado nesta sexta-feira (29.07). Ministrado pelos bobmbeiros miliateres, primeiros tententes BM Josiel Borges da Silva e Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, foi encerrado com a entrega de 32 certificados para os participantes, entre eles, servidores da Sema, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM), Empaer, Famato, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Defesa Civil de Cuiabá que, a partir de agora, fazem parte do time de gerenciamento do SCI e encontram-se cadastrados na base do Ciman.

Participaram do encerramento, o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Júlio Cesar Bachega, o diretor operacional CBM/MT, cel. BM, Júlio Cezar Rodrigues, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Vicente Falcão, a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin, a coordenadora de Educação Ambiental, Maricelma Mesquita, os instrutores do BM de Cuiabá e os participantes (membros do CEGF e Ciman).

O SCI tem o objetivo de contemplar uma das ações que integram o Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais/2011 (PIPQCIF/MT), a capacitação das agências integrantes do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF) com relação ao enfrentamento das queimadas em Mato Grosso.

Para o coordenador do CEGF, tenente-coronel BM  Dércio Santos Silva, a importância do curso é estabelecida a partir de vários pressupostos, podendo ser destacada a otimização de recursos e o comando unificado, bem como o pressuposto que é uma ferramenta gerencial para todos e quaisquer incidentes, independente de sua complexidade e necessidade de mobilização. "A expectativa é que até a Copa de 2014 todos os servidores que integram os sistemas de resposta, quais sejam ambientais, materiais e humanos, qualifiquem-se com esta ferramenta gerencial que, além disso, promove a visão gerencial e administrativa de qualquer setor”.