Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Cuiabá recebe o primeiro Seminário Participativo para revisão da Lei da Educação Ambiental
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2011, 13h28 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h01 | Acessos: 916 | Categoria: Notícias

O Seminário vai reunir representantes de organismos governamentais e não governamentais e da sociedade civil organizada, de Cuiabá e Várzea Grande. O evento acontecerá em Cuiabá, nos dias 01 e 02 de agosto e, abre o processo de consulta pública que será realizado em todos os 141 municípios de Mato Grosso entre os meses de agosto e outubro.

A abertura será no dia 01 de agosto, às 19 horas, no Auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com palestras do professor Dr. Marcos Sorrentino, coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), e da professora Michele Sato, do Instituto de Educação/Departamento de Educação Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso.

Sorrentino irá falar sobre a construção do processo para revisão da Política de Educação Ambiental de Mato Grosso e a professora Michele Sato, fará a contextualização desse processo.

No dia 02 de agosto, na Escola Estadual Cesário Neto, participantes do evento estarão reunidos em grupos de trabalho para discussão da Lei de Educação Ambiental e proposição de mudanças.

Depois de Cuiabá e Várzea Grande, os integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) – comissão que reúne mais de 40 pessoas e está conduzindo o processo -, vão se dividir em 18 grupos que irão realizar os seminários participativos em todo o estado, por grupos de municípios.

Além da revisão da lei da EA a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) de Mato Grosso trabalha na proposta de consolidação do Sistema Estadual de Educação Ambiental (SEEA).

REVISÃO – O processo de revisão da lei e estruturação da Educação Ambiental teve inicio em 2008 quando a proposta começou a ser discutida pela CIEA, com a participação dos técnicos das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc). A ideia é regionalizar a legislação vigente.

O I “Seminário Participativo de Educação Ambiental em Mato Grosso” tem, portanto, como objetivo a revisão da Lei 7888/2003, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental, bem como consolidar neste processo, o desenho do Sistema Estadual de Educação Ambiental.

A iniciativa é da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso (CIEA/MT), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental, e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Ambiental, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Programação do Seminário Participativo para Revisão da Lei que instituiu a Política Estadual de Educação Ambiental – Lei 7888/03

 

DIA 01/08, segunda-feira

19:00 horas – Abertura

Local: Auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)

 

Secretário de Estado do Meio Ambiente – Alexander Torres Maia

Secretária de Estado de Educação – Rosa Neide Sandes de Almeida

 

Palestras:

Marcos Sorrentino – Coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP)

Michele Sato - Instituto de Educação/Departamento de Educação Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

 

DIA 2/08, terça-feira

Hora: 08:00 às 17:00 horas

Local: Escola Estadual Cesário Neto

 

Grupos de Trabalho – Discussão da Lei 7888/03 e apresentação de propostas

 

 

SERVIÇO

Seminário Participativo para Revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental – Lei 7888/03

Data: 01 e 02/08

Local:

- Abertura (01.08): Auditório da Seduc

- Grupos de Trabalho (02.08): Escola Estadual Cesário Neto

Informações: Assessoria de Imprensa da Sema (65) 3613 7359

 

 

 

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838