Página inicial > SEMA > Notícias > Sema abre o curso de Sistema de Comando e Incidentes
Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2011, 19h45 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h01 | Acessos: 903 | Categoria: Notícias
Foto: Duda Torres/Sema-MTcurso_SCI_abertura
Curso esta capacitando integrantes do Comitê de Gestão do Fogo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), realiza no Auditório Pantanal da Sema, em Cuiabá, a partir desta segunda-feira (25.07), o Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para servidores que irão atuar nas ações de combate as queimadas.

O curso foi aberto pelo coordenador geral adjunto do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), coronel BM Júlio César Rodrigues, pelo coordenador geral adjunto do CEGF, Ten. Cel. BM Dércio Santos da Silva. Participaram da solenidade o superintendente da Defesa Civil, Cel. BM Sérgio Roberto Delamônica Corrêa e a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondim, que após as boas vindas aos alunos avaliaram de forma positiva a capacitação dos servidores em relação ao gerenciamento das ocorrências de queimadas e incêndios florestais, especialmente no Estado de Mato Grosso.

Com uma programação de 20 horas, o curso é ministrado pelos bombeiros militares, o 1º ten. BM Josiel Borges da Silva e o 1º ten. BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, no período de 25 a 29 de julho. Participam da capacitação servidores da Sema, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Defesa Civil de Cuiabá.

O SCI tem o objetivo de contemplar uma das ações que integram o Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais/2011 (PIPQCIF/MT), a capacitação das agências integrantes do Comitê Estadual de Gestão do Fogo com relação ao enfrentamento das queimadas em Mato Grosso. Por meio dessa capacitação os gestores esperam padronizar e nivelar a resposta frente à adversidade dos incêndios florestais no Estado.

Para o instrutor, 1º ten. BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, “o nosso objetivo é ensinar aos alunos a aplicação do SCI como ferramenta de gerenciamento para que sejam utilizados no Ciman e outros eventos voltados para a Copa 2014”.

Confira a programação completa do curso

PROGRAMAÇÃO DO CURSO DE SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES

Segunda-feira (25.07)

8h às 8h50 – Abertura e Histórico