Segundo Aviso Meteorológico Especial divulgado nesta quarta-feira (20.07), pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre “Dr. Domingos Iglesias Valério”, permanecem as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, até a próxima sexta-feira (22.07).
Em razão disso, a Defesa Civil Estadual alerta a população a ficar atenta a problemas decorrentes da baixa umidade do ar como complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
De acordo com a tabela de referência o ideal é que a umidade do ar fique entre 60% e 30%. Com a umidade relativa do ar abaixo de 30%, considerada situação de alerta, como vem sendo registrado nos últimos dias, a recomendação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) recomenda que sejam evitados exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e 15h; o ambiente seja umidificado com o auxilio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e outros. Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e, aumentar o consumo de líquido.