Página inicial > SEMA > Notícias > Governador e ministra do Meio Ambiente abrem trabalhos do Fórum de Secretários do Meio Ambiente
Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2011, 19h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h02 | Acessos: 660 | Categoria: Notícias

Josi Pettengill/Secom-MTsecretariosAMleagl Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com o governador Silval Barbosa e secretário de Meio Ambiente Alexander Maia na abertura do Fórum dos Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia, no Palácio Paiaguás em Cuiabá

Elaborar diretrizes de desenvolvimento sustentável para a Amazônia Legal, com foco na interlocução entre gestão e sociedade. Este é o objetivo do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal, aberto na manhã desta segunda-feira (18.07), no auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O evento reúne os secretários de Meio Ambiente do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso, além de pesquisadores e autoridades, que debaterão temas como ações e estratégias para implementação dos mecanismos de Proteção do Clima e do Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD ++), Regularização Ambiental dos Assentamentos Rurais, Ações de Combate ao Desmatamento e Queimadas na Amazônia Legal, além do paralelo entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

O governador Silval Barbosa esteve presente na solenidade de abertura do evento, ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na oportunidade, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para regularização ambiental de assentamentos rurais. O documento foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, e pelo superintendente Regional do Incra em Mato Grosso, William César Sampaio. Também assinaram o termo o governador Silval Barbosa e a Ministra do Meio Ambiente.

Segundo Alexander Maia, o evento surgiu após a realização do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, onde se discutiu a viabilidade da realização de reuniões de trabalho entre os secretários de Estado da Pasta, para a definição de medidas proativas para a redução nos índices de depredação ambiental. "Este evento tem como objetivo integrar a Amazônia Legal para identificarmos as melhores soluções para a região Amazônica. Os resultados desta reunião de trabalho serão significativos, e contribuirão para a elaboração de políticas nacionais relativas ao tema", afirmou.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a importância de se debater ações de sustentabilidade aliadas à agregação de valores para a produção. "Temos a responsabilidade de tratar a economia e o desenvolvimento econômico de outras maneiras, pensando na preservação ambiental. Queremos buscar a construção de um debate para que se coloque dentro a agenda de desenvolvimento novos caminhos de sustentabilidade", disse.

Em sua fala, Izabella Teixeira, elogiou o Governo do Estado pelo trabalho em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. "Ressaltamos aqui o apoio do Governo de Mato Grosso, em todos os momentos em que levantamos essas discussões. Não podemos andar em retrocesso, mas sim buscar saídas concretas e permanentes. Fico feliz por que Mato Grosso está disposto a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável".

O governador Silval Barbosa reafirmou durante o evento que o Estado não medirá esforços para que Mato Grosso se torne um exemplo em produção com sustentabilidade. "Temos um desafio muito grande pela frente que começou em 2005, quando a Gestão começou a lutar pelo desenvolvimento sustentável. Em Mato Grosso a preocupação é constante. Reafirmo aqui que não vamos poupar esforços para reduzir nossos índices. Somos conhecidos como um Estado produtor, e queremos expandir isso, agregando valores, mas de maneira sustentável. E para isso, precisamos do apoio do Governo Federal", ressaltou.

O Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal segue até esta terça-feira (19.07), no Hotel Deville. Confira abaixo a programação:

Dia 18 de julho

14h00 – 16h30 - Mesa Redonda: Ações de combate aos Desmatamentos e Queimadas na Amazônia Legal

Coordenador: Mauro Pires - Diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento/MMA

Debatedores: Luciano Evaristo de Menezes - Diretor de Proteção Ambiental-IBAMA
Secretários de Estado do Meio Ambiente

16h30 - 16h45 – INTERVALO
16h45 - 17h15 - Ações para Proteção do Clima e REDD+ do Estado do Acre
17h15 - 17h45 - Ações para Proteção do Clima e REDD+ do Estado do Amapá
18h00 - 19h30 - Lançamento do livro "REDD no Brasil:um enfoque amazônico"- IPAM

Dia 19 de julho

8h00 - 8h30 - Ações para Proteção do Clima e REDD+ do Estado do Amazonas