Página inicial > SEMA > Notícias > Atividade de identificação de madeira do Indea atrai técnicos de outros Estados
Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 15h42 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h03 | Acessos: 683 | Categoria: Notícias
Foto: Assessoria/Prefeitura Brasnortelab_brasnorte_identi_madeira_prefeitura
Laboratório do Indea em Brasnorte inaugurado no mês de junho

Mato Grosso é o único Estado brasileiro a realizar o trabalho de identificação de madeira, destinada à exportação para outras unidades da Federação, respeitando questões ambientais e fiscais. O trabalho é realizado pelos técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), do setor da Coordenadoria de Fiscalização dos Recursos Naturais Renováveis (CFRNR).

Dessa forma, por ser referência no país, outros Estados que desenvolvem a atividade madeireira estão visitando o Indea para conhecerem o trabalho.

Nesta semana visitam o Indea o engenheiro agrônomo Sandoval Salerno, responsável pelo setor de Transporte Interestadual de Vegetais e suas Partes da Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), vinculada a Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror-AM); e Luiz Fernando da Silva, gerente da Codesav. A equipe veio conhecer o trabalho de identificação de madeira que é feito em Mato Grosso. Segundo Luiz Fernando, a qualidade técnica dos coordenadores do Indea na atividade de Identificação de Madeira impressiona por sua qualidade técnica e profissional. Tanto, que eles elaboraram um relatório e vão apresentar na Codesav, para que o método seja utilizado no Amazonas e também em outros Estados da região Norte. No mês de fevereiro estiveram na Coordenadoria de Recursos Naturais Renováveis do Indea o engenheiro agrônomo Augusto Fernandes Neto e Rachel Barbosa, gerente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). A equipe veio cumprir uma determinação do Governo daquele Estado, com objetivo de conhecer o trabalho de identificação de madeira que é feito em Mato Grosso.

Desde o mês de janeiro deste ano está em funcionamento no Posto de Identificação de Madeira do Indea o Sistema Informatizado de Controle de Madeira (Sicmad). Ferramenta que tem como objetivo monitorar, auditar e controlar a numeração sequencial de Certificados de Identificação de Madeira (CIM) emitidos nas Unidades Locais de Execução - ULEs do Indea-MT -, que desenvolve atividades de identificação de madeira e melhora o controle das espécies florestais abatidas, evitando a evasão fiscal no Estado. Os técnicos do Amazonas também tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório.

Roberto Carlos Barbosa de Souza, coordenador de Fiscalização dos Recursos Naturais Renováveis do Indea-MT, juntamente com os fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal, Filogênio da Rocha Neto e Vantuil Gonçalo Bertúlio, mostraram todo o funcionamento do sistema de identificação de madeira para a equipe de Rondônia. Depois apresentaram um relatório para o presidente do Indea, Valney Souza Corrêa, que considera positiva a troca de informações com entidades de outros Estados. O presidente ainda ressaltou que o Indea vem intensificando a fiscalização nos postos fiscais de divisa, com o objetivo de garantir, tanto aos produtores de madeira como aos servidores que trabalham com essa atividade, uma maior segurança e rapidez na emissão do certificado.