O Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF) criou uma logomarca para aproximar da população à ideia de preservar o meio ambiente e inibir as queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso.
Criado em abril de 2006, o Comitê é composto por representantes do governo estadual, prefeituras municipais, entidades não-governamentais, iniciativa privada e sociedade em geral para reduzir danos e prejuízos ao meio ambiente.
“O Comitê tem por finalidade fortalecer as ações de prevenção, preparação, resposta rápida e responsabilização das queimadas e incêndios nas florestas em Mato Grosso, de forma integrada e participativa”, explicou o coordenador geral adjunto do Comitê do Fogo, tenente-coronel Dércio Silva.
A prevenção e o combate aos incêndios representa o desenvolvimento econômico e social, em função da qualidade ambiental, segundo o coordenador geral adjunto. “O Comitê tem o objetivo de prevenir e controlar as queimadas ilegais e os incêndios florestais em Mato Grosso, que normalmente se agravam no período da estiagem”, lembrou Dércio Silva.
O plano integrado criado por meio do Comitê estadual visa não apenas a prevenção e combate aos incêndios no período proibitivo das queimadas, mas sim durante todo o ano.
Mais informações sobre iniciativas e ações relacionadas ao meio ambiente estão disponíveis no site: www.preservemt.com.br