Página inicial > SEMA > Notícias > Abertas inscrições para o Prêmio “Tião Sá” de incentivo à pesquisa e educação ambiental
Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2011, 14h38 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h03 | Acessos: 594 | Categoria: Notícias
Tiao_S_premio_vitoria_ES_FOTO_DIVULGAO
Prêmio "Tião Sá" com inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a 16ª Edição do Prêmio "Tião Sá" de Incentivo a Pesquisa e a Educação Ambiental. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, e os interessados podem se inscrever até o 29 de julho.

O Prêmio "Tião Sá" foi criado em 1995 e, é um importante instrumento de incentivo à pesquisa e valorização do engajamento na luta pela proteção do meio ambiente e pela qualidade vida. A premiação acontece todo ano durante a Feira do Verde, realizada na Praça do Papa, em Vitória.

Instituído pela Lei Municipal 4.203/95, o prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento de trabalhos que possam contribuir para subsidiar ações que visem ao controle, conservação, recuperação e educação ambiental na capital.

Podem concorrer à premiação pesquisadores e educadores ambientais de todo o Brasil, que realizaram trabalhos na área de meio ambiente e que possam gerar resultados de utilidade pública. O prêmio tem duas categorias: Pesquisa Ambiental, que contempla trabalhos realizados nos últimos cinco anos; e Educação Ambiental, para projetos desenvolvidos nos últimos três anos.

O prêmio traduz o reconhecimento da cidade de Vitória ao engenheiro civil, pós-graduado em Recursos Naturais, o ambientalista Sebastião Salles Sá. Tião Sá, como era conhecido, nasceu em 1955 e faleceu em 1994. Pelos relevantes trabalhos prestados para a consolidação da reserva e proteção ao Bioma Mata Atlântica e ecossistemas associados, e para a melhoria da vida da população que vive nessas áreas o ambientalista recebeu do Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Unesco o Prêmio Muqui.

O símbolo do Prêmio Tião Sá traz três folhinhas em cores diferentes que representam os três ambientes presentes na natureza - azul (aquático), verde (flora) e amarelo (terrestre) - e também remetem às cores da bandeira do Brasil.

PARTICIPAÇÃO - Para participar os interessados devem apresentar a ficha de inscrição, o currículo sobre sua atividade e o trabalho, que deverá estar em conformidade com o edital até o dia 29 de julho na rua Vitório Nunes da Motta, 220, sala 813, até as 18 horas, ou enviado pelo correio à Comissão Organizadora do Prêmio "Tião Sá", na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), no mesmo endereço.

Os primeiros lugares de cada categoria, Pesquisa e Educação Ambiental, receberão troféu e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.261,00. Os segundos e terceiros lugares também de cada categoria receberão troféu e certificado de participação.

O troféu, intitulado Biodiversidade, foi criado pelo artista Manno Godoy e executado pelo artista plástico Penithência. Os ganhadores serão conhecidos na 22ª Feira do Verde, no dia 16 de setembro.

PRÊMIO - Nos últimos 15 anos, cerca de 330 trabalhos foram inscritos no prêmio, sendo que nas últimas edições participaram trabalhos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e de outras cidades do Espírito Santo.

Mais informações sobre o prêmio, prazo de inscrições e outros detalhes podem ser obtidos no site da Prefeitura de Vitória (ES), no endereço eletrônico www.vitoria.es.gov.br.

O regulamento que normatiza o prêemio está disponível no endereço eletrônico http://sistemas6.vitoria.es.gov.br/diario/arquivos/20110531_tiao_sa_-_decreto.doc , ou ainda no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), http://www.vitoria.es.gov.br/semmam.php

(Com informações das Assessorias da Prefeitura de Vitória (ES) e Semmam)