Página inicial > SEMA > Notícias > Comissão se reúne para 2ª Oficina de Preparação para Revisão da Política Estadual de EA
Publicado: Terça, 05 de Julho de 2011, 13h37 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h04 | Acessos: 886 | Categoria: Notícias
Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MTPARAQUE_MASSAIRO_OKAMURA_EDNILSON_AGUIAR
Técnicos participam de Oficina no Parque Massairo Okamura

Começou nessa segunda-feira (04.07) e prossegue até quarta-feira (06.07), em Cuiabá, a segunda oficina de formação e integração da equipe-base que atua no processo de Revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso.

A Oficina “Processo Formativo” acontece no Auditório Jatobá do Parque Estadual Massairo Okamura.

Esta é a segunda de três oficinas que serão realizadas na Capital. A primeira aconteceu no último mês de maio, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a terceira é preparada para acontecer no mês de setembro, quando todo o processo será avaliado e sistematizado.

O processo de revisão da lei é conduzido por um grupo formado por 40 pessoas, representantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) de Mato Grosso e parceiros que nesta segunda oficina passam por um processo de formação antes de iniciar o trabalho nos municípios de Mato Grosso, onde irão fomentar as discussões participativas e buscar sugestões que serão integradas à Lei da Política Estadual de EA.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin, disse que “as oficinas, além de contribuir para a formação dos membros integrantes da CIEA, capacitando-os para o trabalho de revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso, propiciam o levantamento de subsídios para a construção do Programa Estadual de EA e do Sistema Estadual de EA, e dos instrumentos de estímulo a criação de leis e programas municipais e/ou regionais de EA”.

Participam da II Oficina o ex-diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), atualmente professor do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) onde coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca), Marcos Sorrentino, além de representantes do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Mato Grosso (Unemat), Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Educação (Seduc) e de Planejamento (Seplan), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prefeitura de Cuiabá, Coletivo Jovem, Rede Mato-grossense de Educação Ambiental (Remtea) e outros.

REVISÃO - A proposta de revisão da lei é discutida desde 2008 por meio da CIEA, com a participação dos técnicos das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc). A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin explicou que, “a ideia é regionalizar a legislação vigente”.

Nesse processo, de construção de uma política pública visando uma nova prática de vida, a meta é que as discussões sejam levadas a todos os 141 municípios, por meio de seminários que serão realizados nos 15 Consórcios Regionais de Mato Grosso.

Também participam do processo, profissionais da educação da Gerência de Educação Ambiental da Seduc, da Rede Mato-grossense de Educação Ambiental (Remtea), Unemat, Secretaria de Saúde, Incra, Ibama, Coletivo Jovem, além de Seduc e Sema.

Confira a programação completa da II Oficina – Processo Formativo para Revisão da Lei de Educação Ambiental de Mato Grosso:

Programação 1º dia – 04.07

8h – Dinâmica de aquecimento e apresentação de novos participantes. Memória da I Oficina. Acordos de trabalho coletivo

9h – Informes e retorno sobre contatos realizados

10h30 – Relatos das equipes de campo sobre o mapeamento inicial já realizado nos municípios. Inclusão dos novos participantes nas equipes de trabalho

12h – Esclarecimentos de dúvidas e diálogo sobre expectativas e inquietações

14h – Dinâmica para acordar

14h15 – Trabalho em grupo para conhecimento das propostas de alteração da Lei: contribuições da I Oficina e da CIEA; construção de um texto único

17h15 – Finalização dos trabalho, avaliação e encaminhamentos.

Programação 2º dia – 05.07

8h – Leitura da memória do dia anterior

8h20 – Preparação do piloto (Cuiabá). Elaboração do modelo de carta a ser enviada ao município, cronograma e planejamento do seminário.

12h – Intervalo para almoço

14h – Preparação do piloto (Cuiabá). Apresentação dos grupos de trabalho

17h15 – Avaliação e encaminhamentos para o terceiro dia

Programação 3º dia – 06.07