Página inicial > SEMA > Notícias > Regional de Barra do Garças intensifica fiscalização antes do período de férias
Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2011, 21h39 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h04 | Acessos: 1631 | Categoria: Notícias
Foto: Edson Rodrigues/Secom-MTRIO_ARAGUAIA_EDSON_RODRIGUES
Operação de fiscalização está percorrendo rio Araguaia

A Unidade Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Barra do Garças (509 quilômetros a Leste de Cuiabá), em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) e Polícia Militar Ambiental Goiás deram início nesta segunda-feira (27.06) a uma operação conjunta no Rio Araguaia, com o objetivo de coibir a pesca depredatória na região.

Segundo o diretor da Unidade Regional, Cleber Fabiano Ferreira, nesta época do ano, com a aproximação do período de férias, aumenta o fluxo de turistas na região.

No total, 40 fiscais dos dois órgãos ambientais e policiais militares irão percorrer cerca de 600 quilômetros do Rio Araguaia, desde Barra do Garças até o município de Luiz Alves, localizado na Região do Baixo Araguaia, próximo a Ilha do Bananal. O trabalho de fiscalização conjunta é resultado de um termo de cooperação técnica assinado entre a Unidade Regional, a Semarh e a Polícia Militar Ambiental do Estado de Goiás. Também participam da operação, técnicos da Educação Ambiental.

FICALIZAÇÃO INTENSIFICADA - No domingo (26.06), durante operação realizada em Barra do Garças, fiscais apreenderam 512 quilos de pescado irregular e carne de caça (paca e jacaré). A operação de fiscalização teve início às 9 horas da manhã de domingo e terminou a uma hora da manhã desta segunda-feira (27.06). No total, 14 homens, entre fiscais da Unidade Regional da Sema e policiais rodoviários federais, participam da operação.

O diretor da Unidade Regional de Barra do Garças explicou que uma barreira foi montada na BR 158. “A grande maioria dos veículos abordados era oriunda do Estado de Goiás e, aqueles onde foram constatadas irregularidades, as mais comuns foram a ausência de documentação que autorizasse a pesca ou o transporte, pescado fora da medida estabelecida em lei ou capturado de forma predatória, com a utilização de apetrechos proibidos”, explicou Cleber Ferreira ao comentar que a caça é proibida no Estado.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a Unidade Regional da Sema.