Cuiabá irá sediar em outubro o II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade – Conatus. O evento irá acontecer de 23 a 27, no Centro de Eventos do Pantanal e já tem confirmada como palestrante de abertura a engenheira agrônoma, fundadora da Funatura, membro da Comissão Mundial de Parques Nacionais da IUCN e do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ex-presidenta do IBAMA, Maria Teresa Jorge Pádua.
Com trabalhos dedicados à conservação da natureza, Maria Teresa é referência nacional e internacional na área ambiental. No último dia 7 de junho ela foi citada pela presidenta Dilma Rousseff, durante o lançamento do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas “Rio+20”, no Palácio do Planalto, como expoente do movimento ambiental brasileiro.
Defensora da legislação ambiental do Brasil, na ocasião, Maria Teresa falou sobre a atual legislação brasileira. “Atualmente o país assiste a um debate acirrado onde impera a falsa premissa de que meio ambiente e agricultura são inimigos e incompatíveis. O que precisamos é evitar retrocesso em nossa relevante legislação ambiental e buscar o equilíbrio possível entre esses falsos inimigos. A agricultura talvez seja a área da economia nacional que mais depende de recursos naturais e renováveis”, disse.
Também já confirmaram presença no II Conatus, nomes como Tereza Cristina Magro (ESALQ/USP), Oliver Hillel (Convenção de Diversidade Biólogica/ONU - Canadá), Manoel Serrão (Funbio RJ), Liane Ingbermam (Nova Zelândia), José Luiz de Andrade Franco (Prof. Dr. UNB), entre outros.
LANÇAMENTO - Em Cuiabá, o II Conatus foi lançado oficialmente no último dia 9 de junho no Espaço Sebrae de Conhecimento, quando foram apresentados os objetivos do congresso, programação e palestrantes convidados.
Participaram da solenidade o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia; a secretária de estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra; a diretora administrativa do Sebrae - MT, Eneida Oliveira; o idealizador do Conatus, Miguel Milano além de representantes da Fundação Neotrópica do Brasil, organizadora do evento junto com o Governo do Estado e parceiros; secretários municipais de meio ambiente, coordenadores de cursos de turismo das instituições de ensino superior, empresários do setor turístico e ambiental e representantes de organizações não governamentais de Mato Grosso.
Para o secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Maia, é necessário planejar as atividades turísticas para que, com a Copa de 2014, Mato Grosso seja reconhecido mundialmente pela produção de alimentos, seu potencial turístico e a forma sustentável de fazer uso das riquezas naturais. “É fundamental estimular práticas de sustentabilidade associadas ao turismo, que reduzam os impactos negativos e maximizem aqueles positivos, em diferentes âmbitos”.
A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra ponderou que o país e o Estado vivem um momento especial. “Além da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, outros eventos de caráter mundial estão previstos para acontecerem no Brasil e todos eles vão trazer turistas para Mato Grosso. Logo, esse é o momento de contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil”.
CONATUS 2011 – O II Congresso Natureza, Turismo e Sustentabilidade é um evento técnico-científico que agrega especialistas nacionais e internacionais, para constituir um fórum de discussão entre os profissionais do setor, integrantes do governo, de organizações não governamentais, academia e estudantes. Como resultado seus organizadores esperam contribuir para a construção de políticas públicas e práticas empresariais mais adequadas, que conciliem o turismo com a conservação do seu bem mais importante: a natureza.
O II Conatus é uma realização da Fundação Neotrópica do Brasil, Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Sebrae, Convention Bureau, Instituto Homem Pantaneiro de Mato Grosso do Sul.
Entre os patrocinadores do evento estão o Sesc Pantanal, a Conservação Internacional, o Fundo Vale, o Instituto Semeia além dos apoiadores, Banco da Amazônia, Promosell Comunicação, O Eco e Photo in Natura.
Outras informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site www.conatus.org.br.
(Com informações das Assessorias da Fundação Neotrópica do Brasil, Sedtur e Sebrae)