Página inicial > SEMA > Notícias > Sedtur realiza Caminhada na Natureza no Coxipó do Ouro
Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2011, 12h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h05 | Acessos: 623 | Categoria: Notícias
Foto: Assessoria/Sedtur-MTcoxipo_do_ouro_sedtur
Coxipó do Ouro recebeu mais uma edição da Caminhada da Natureza

A comunidade do Coxípó do Ouro foi o cenário da 5º Caminhada na Natureza - Circuito dos Tropeiros, que aconteceu no último domingo (19.06), na Vila de mesmo nome da localidade.

Na sua quinta edição em 2011, a caminhada é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), e  parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

O evento atrai muitas pessoas que buscam uma proximidade maior com o meio ambiente. O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é um atrativo na região, que a cada dia tem mais interesse pelas caminhadas ecológicas. Durante o trajeto, os participantes contemplaram as belezas naturais do rio Coxipó, cascatas e pontos turísticos como o Arraial dos Freitas e históricos como o memorial da primeira missa realizada em Cuiabá.

De acordo com a técnica da Sedtur responsável pela organização das caminhadas, Elizethe Castilho, o evento é democrático, pois qualquer pessoa pode participar. Além disso, agrega atividade física, estimula a divulgação do turismo rural e tem o papel fundamental no processo de conscientização na preservação ambiental e da prática do turismo sustentável.

A secretária de Turismo, Teté Bezerra disse que as Caminhadas na Natureza são realizadas pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais, para  estimular o contato com a natureza e  para que os participantes possam conhecer os pontos históricos e atrativos turísticos do local. “As caminhadas são marchas populares em circuitos balizados dentro do ambiente natural com percurso de aproximadamente dez quilômetros. Temos participantes de todo o mundo que vem a Mato Grosso participar das nossas caminhadas. É um evento que está sendo desenvolvido e estimulado em vários países”, comentou a secretária, lembrando que a Caminhada da Natureza foi idealizada pelo Anda Brasil, que é filiada a Federação Internacional de Esportes Populares.

A Sedtur vai realizar 67 Caminhadas na Natureza em todo o Estado. Até o momento já foram realizadas em nove municípios, sendo que em Alta Floresta e Rondonópolis mais de mil pessoas participaram das caminhadas.

Anda Brasil

O projeto Anda Brasil faz parte da Federação Internacional de Esportes Populares, sediada na França, entidade não-governamental que conta com a participação de 39 países integrando ao todo 16 milhões de caminhantes em todo o mundo.

Criada em 2006, a Anda Brasil é uma ONG que reúne 106 circuitos pelo País que vão desde Parintins (AM) até a região de Três Léguas, em Caxias do Sul (RS), ao todo já são mais de doze mil caminhantes em todo o Brasil. A entidade promove os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo como, por exemplo, os agricultores familiares, por meio da prática esportiva onde estes podem comercializar seus produtos.