Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário de Sensibilização do Plano Agricultura de Baixo Carbono vai divulgar alternativas sustentáveis de produção
Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2011, 14h35 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h06 | Acessos: 800 | Categoria: Notícias
Foto: Portal do AgronegócioAGRICULTURA_DE_BAIXO_CARBONO
Governo quer estimular produção com sustentabilidade ambiental

Na próxima terça-feira (14.06), em Cuiabá, técnicos do Governo Federal apresentam ao setor produtivo e gestores de Mato Grosso o Plano  Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). A apresentação será durante o Seminário de Sensibilização e Difusão do Plano ABC promovido pelo Grupo Gestor Estadual do programa com o objetivo de divulgar e estimular práticas que aliem produção de alimentos e bionergia e redução dos gases de efeito estufa.

O evento acontece a partir das 8h30, no Auditório do Sistema Famato - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.

Participam do Grupo Estadual Gestor do Plano ABC representantes de diversos órgãos ligados ao setor entre eles a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Biodiversidade/Coordenadoria de Mudanças Climáticas e o Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas.

O coordenador de Mudanças Climáticas da Sema e secretário executivo do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas, Mauricio Philipp explicou que o Plano tem por objetivo promover a mitigação da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agricultura e pecuária, melhorando a eficiência no uso de recursos naturais, aumentando resiliência de sistemas produtivos e de comunidades rurais e, com isso, possibilitar a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas. “Para Mato Grosso, Estado campeão na produção de alimentos, a adoção de práticas ambientalmente corretas e sustentáveis é fundamental”.

Durante o Seminário serão realizadas palestras sobre a filosofia do programa, as mudanças climáticas e seus impactos na agropecuária em especial em Mato Grosso, a Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura Pecuária Silvicultura, Plantio Direto, Fixação Biológica de Nitrogênio e Florestas Plantadas. Será abordada também a linha de crédito do Programa ABC.

PLANO ABC

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de baixa Emissão de Carbono na Agricultura, também conhecido como Plano Agricultura de Baixo Carbono foi instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em junho de 2010 com o objetivo de cumprir o compromisso de redução das emissões de carbono feito pelo Brasil durante a Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (Cop 15) realizada em Copenhague no ano passado.

O trabalho foi coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, e envolveu além do Mapa, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com ampla participação de diversos setores sociais e produtivos.

Devido a relevância estratégica do setor agrícola, e a premissa de que a expansão da produção não deve contribuir negativamente para uma elevação dos níveis atuais de emissões e nem tampouco pode resultar na perda de áreas de vegetação nativa, comprometendo a sustentabilidade ambiental, a iniciativa quer aliar produção de alimentos e bionergia com redução dos gases de efeito estufa.

Todas as ações do Plano ABC estão inseridas no Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011 para a safra e, estão previstos investimentos da ordem de R$ 2 bilhões em financiamento para agricultores e cooperativas, com balanço positivo entre seqüestro e emissão de carbono (CO2).

Para consultar o Plano ABC na íntegra acesse o link http://www4.planalto.gov.br/consea/noticias/imagens-1/plano-abc

Confira a programação do Seminário de Sensibilização e Difusão do Plano ABC

Dia 14, terça-feira

08:30 Abertura