Dia nove de junho, às 9 horas, no Espaço Sebrae de Conhecimento, na cidade de Cuiabá - MT acontece o lançamento oficial do II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade - CONATUS 2011. Na ocasião serão apresentados os objetivos, a programação e o site do evento para as autoridades, empresários da área e jornalistas presentes.
Cuiabá, capital do Mato Grosso, foi escolhida para sediar o II CONATUS devido ao momento propício em que vive, visto os investimentos em turismo que antecederão a Copa de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. É importante um planejamento cuidadoso, que gere bons e perenes frutos, preparando o Brasil para adentrar a indústria de turismo mundial de grande escala.
O II CONATUS será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro e irá receber palestrantes de renome nacional e internacional. O CONATUS foi idealizado com objetivo de ser um evento técnico-científico para discutir as questões de turismo como promotor da conservação ambiental e da natureza como capital de base para o turismo no Brasil.
O evento irá reunir mais de 600 participantes entre especialistas, técnicos, pesquisadores e estudantes das áreas de turismo e meio ambiente. A programação completa, nome dos palestrantes e informações sobre submissão de trabalhos científicos e inscrições estão disponíveis no site www.conatus.org.br.
Gláucia Seixas, Superintendente Executiva da Neotrópica, destaca que importantes medidas de responsabilidade ambiental e social serão realizadas durante e após o evento, com benefícios para a população de Cuiabá - MT. Entre elas, a neutralização das emissões de carbono advindas do evento, o cuidado para a diminuição da produção de lixo e o envolvimento de instituições locais para a prestação dos serviços necessários.
A primeira edição do CONATUS foi realizada, em outubro de 2010, no município de Bonito - MS e reuniu 365 participantes, de 17 Estados do Brasil. As discussões abordaram temas diversificados que incluíram desde o ensino de turismo até o potencial das Unidades de Conservação para o desenvolvimento regional, passando por diversos estudos de casos de sucesso de natureza x turismo x sustentabilidade.