Página inicial > SEMA > Notícias > Itinerante facilita acesso da população aos serviços públicos e direciona ações do Estado
Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2011, 16h39 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h07 | Acessos: 570 | Categoria: Notícias
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MTSILVAL_SINOP
Governador fala a jornalistas em Sinop

Sinop, MT - O Governo Itinerante é realizado para fortalecer ainda mais as ações de governo nos municípios do interior do Estado. O governador Silval Barbosa logo que assumiu o comando do Executivo estadual, em 2010, deu início ao projeto que começou este ano pela região Norte, se instalando em Sinop (503 Km ao Norte de Cuiabá) no último sábado (04.06).

"Se o Governo estiver mais presente, in loco, teremos condições de dar respostas mais rápidas às demandas regionais", declarou Silval Barbosa ao lembrar que, além do gabinete do governador, secretários e dirigentes de órgãos estaduais participam do Itinerante faciltando o acesso da população a diversos serviços públicos.

O governador de Mato Grosso lembrou que muitos benefícios surgem como resultado dos governos itinerantes, da aproximação desta união dos poderes com a população. Em Sinop, a ampliação do aerporto da cidade, a melhoria dos serviços essenciais como Saúde, Educação e Segurança, obras de infraestrutura com a duplicação, pavimentação de avenidas e rodovias importantes para o desenvolvimento regional foram citados pelo chefe do Executivo estadual. "O governo está aqui, hoje, ouvindo as nossas solicitações e encaminhando cada pauta às devidas secretárias e órgãos do Governo", ressaltou o prefeito de Sinop, Juarez Costa, que acompanha as audiências com o governador.

Silval Barbosa destacou ainda a questão do desmatamento no Norte de Mato Grosso. Ele informou que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e municípios fazem um levantamento junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) para confrotarem os dados e analisar a real situação. "Não vamos penalizar nenhum município com dados que não conferem a realidade da região",  disse o governador.

O Governo de Mato Grosso também já analisa, junto a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sobre o embargo da Rússia à carne brasileira, que afeta diretamente a produção mato-grossense. "Mato Grosso fez o dever de casa. Há 15 anos o Estado está sem foco de febre aftosa, organizado com o sistema de segurança sanitária", completou Silval Barbosa ao comentar que estão inclusive em contato com o Ministério das Relações Exteriores e tomando todas as providências para reverter isso.

GOVERNO ITINERANTE 2011

A partir desta primeira edição em Sinop, o Estado irá realizar o Governo Itinerante a cada mês em uma região de Mato Grosso. A sede do Executivo estadual se transfere para uma cidade polo para ficar mais próximo da sociedade e vivenciar a realidade do interior. Em Sinop, estão presentes os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, das Cidades, Ernandy (Nico) Baracat, e de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa com gabinetes montados. Ainda dentro da Segurança, os comandantes gerais do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alexandre Coronel, e da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias.

Outros órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Saúde (SES) participam com secretários adjuntos atendendo as demandas.