Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Política estadual de resíduos sólidos permitirá o incentivo para a instalação de empresas de reciclagem
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2011, 18h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h07 | Acessos: 991 | Categoria: Notícias
Foto: UOLaproveitamento_de_resduos
Reaproveitamento traz beneficios para o meio ambiente

A política estadual de Resíduos Sólidos será regulamentada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), permitindo maior possibilidade de incentivos para empresas de reciclagem serem instaladas em Mato Grosso.

A secretaria criou um grupo de trabalho formado por vários órgãos e instituições, que já deu início as discussões sobre diversos temas no aspecto ambiental.

Segundo a gerente de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais e Agrícolas da Sema, Neisi Leonor de Pinho Dias, a regulamentação da Política Estadual será elaborada de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada no ano passado. "Com isso, vamos trazer novos instrumentos na questão de resíduos sólidos, buscar parcerias o que certamente irá incentivar a implantação de novas empresas do segmento de gestão de resíduos sólidos, no Estado de Mato Grosso", explicou.

Atualmente, cerca de 200 empreendimentos possuem processo de licenciamento ambiental na Gerência de Resíduos Sólidos Industriais e Agrícolas. Essas empresas operam ou pretendem operar com a reutilização, reciclagem, tratamento, destinação final ou a logística de resíduos sólidos. Atividades coas essas de suma importância pelos benefícios que trazem para o meio ambiente, retirando os resíduos que ficariam perdidos na natureza, poluindo o solo, as águas, além de ser uma forma de retornar os materiais para as linhas de produção, reduzindo os custos para as empresas.

O licenciamento ambiental é importante porque ajuda a combater a informalidade, disciplinando a implantação e o funcionamento dessas atividades. Porém, a gerente da SEMA defende que inicialmente deve-se trabalhar para a redução na geração dos resíduos. “As empresas de reciclagem são importantes porque permitem que os materiais retornem para a cadeia produtiva”, avaliou.

Em Mato Grosso existem unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e uma unidade que realiza a reciclagem dessas embalagens tríplice lavadas, localizada em Cuiabá. No Brasil existem apenas três empresas do segmento de reciclagem de embalagens vazias de agrotóxicos, ressaltou Neisi Dias.

Além dos que atuam com embalagens vazias de agrotóxicos existem unidades de gestão de resíduos sólidos, principalmente de reciclagem de plásticos, de resíduos de madeira, de construção civil, de óleo de cozinha e outras. A gerente ressaltou que o Estado terá um empreendimento que irá operar com a pirólise de pneus inservíveis.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838