Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Artista plástico mato-grossense realiza exposição nos Estados Unidos
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 31 de Maio de 2011, 20h53 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h08 | Acessos: 618 | Categoria: Notícias
Foto: Secom/MTpapagaio_2
Animais do Pantanal é tema de exposição nos EUA em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de junho - o artista plástico mato-grossense, Victor Hugo, a convite da Associação Brasileira de Cultura e Educação (Abrace), realizará no próximo sábado (04.06), das 10h às 15 horas, em Washington (EUA), a exposição de Artes Plásticas 'Animais do Pantanal', com o lançamento do livro ‘A Arte em defesa dos animais do Pantanal’ seguido de uma oficina com crianças.

O objetivo é fazer a integração entre a cultura e o meio ambiente, levando a preocupação da defesa dos animais em extinção, por meio das pinturas em tela. As obras de arte retratam animais dos três biomas: Pantanal, Amazônia e Cerrado.

Para o artista, a questão ambiental é dever do mundo. Ele explicou que foi convidado pelo instituto Abrace, quando viram o livro que na oportunidade será lançado internacionalmente. “Tivemos todo o respaldo do Governo do Estado, por meio da lei de incentivo à cultura, para que esse projeto chegasse a outros países”, comentou.

Victor Hugo informou que a Abrace, presente em cinco cidades americanas, é uma escola para filhos de brasileiros que moram nos Estados Unidos que trabalha para que essas crianças não percam a identidade brasileira. A Abrace realiza todos os anos uma feira para os alunos e este ano o assunto é voltado exclusivamente para o meio ambiente.

De acordo com o artista mato-grossense, o resultado de seu trabalho tem sido visto de forma extremamente positiva, uma vez que ele retrata, por meio das telas, as belezas naturais de Mato Grosso. “Lá, fora, pouco se sabe sobre nosso Estado, suas potencialidades e belezas naturais. O nosso trabalho é positivo porque difunde tudo isso e inclusive o conhecimento à comunidade brasileira e também americana”, disse Victor Hugo ao explicar que o livro foi elaborado em material bilíngue (português e inglês).

A intenção, segundo o artista plástico, é realizar projetos como esse em outros países, em parceria com as respectivas embaixadas. “A demanda que as embaixadas recebem é muito grande e, às vezes, questões como essa ficam sem ser atendidas”, frisou.

CANAL CULTURAL

Victor Hugo, que já tem seu nome firmado na cultura mato-grossense, considera a exposição internacional um canal com outros povos e destacou a importância do apoio e parceria com o Governo do Estado para divulgar o nome de Mato Grosso internacionalmente. “Buscamos mostrar a abrangência deste projeto. Washington vai ser uma porta de entrada para outras cidades no exterior e isso só é possível graças ao apoio do Governo do Estado”, ressaltou e complementou que a apresentação do livro foi feita pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

PROJETO

O Projeto ‘Fauna Mata Viva – Arte em Defesa dos Animais’ teve início em 2007, no Parque Mão Bonifácia, em Cuiabá. Desde então o projeto avançou, chegando ao exterior, graças aos recursos investidos, daí a importância da soma de parceiros para que o projeto seja expandido.

SERVIÇO

Exposição de Artes Plásticas 'Animais do Pantanal'

Data: 04 de junho

10 horas - Início da exposição

13 horas - Lançamento do livro 'A Arte em defesa dos animais do Pantanal'

13h30 - Oficinas com as crianças

15 horas - Encerramento

Local: McLean Baptist Church - 1367 Chain Bridge Road, McLean, VA - EUA

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838