No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para marcar a data, a sétima edição da Semana do Meio Ambiente terá como foco “Floresta e Clima – Pensando além das copas”. O evento, uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e parceiros acontecerá de 01 a 03 de junho, com uma extensa programação voltada para vários segmentos da sociedade.
O objetivo, segundo a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Montin é incentivar e dar visibilidade às ações que priorizem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de florestas. “Além disso, queremos mostrar à população que a exploração das matas, sem um manejo sustentável, pode causar uma série de prejuízos como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal”.
Durante a edição 2011 da Semana do Meio Ambiente serão realizadas palestras, oficinas, capacitação, fórum de discussões e apresentações culturais em programações diferenciadas que acontecerão nos Parques Estaduais Massairo Okamura e Mãe Bonifácia, além do Salão Nobre Secretário Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás.
Este ano, o lançamento da Semana do Meio Ambiente, que ocorreu no último sábado (21.05), chamou a atenção para o recolhimento de garrafas PET. Durante apenas um dia de mobilização, com postos de coleta na Praça Ulisses Guimarães, na sede da Igreja Batista Boas Novas, no bairro Coxipó e na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Junior, em Várzea Grande. Com o apoio das Associações de Catadores de Cuiabá e Várzea Grande e do Fórum Mato-grossense 'Lixo e Cidadania', foram retiradas da natureza mais de uma tonelada de garrafas PET.
“Foram 1,2 toneladas de garrafas PET que deixaram de ir para os rios do Estado, para o Pantanal”, alertou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia ao comentar a iniciativa. O Dia de Coleta faz parte do Projeto Reciclagem, criado pela Sema para fomentar a prática da coleta e da destinação adequada de resíduos do tipo garrafas PET e óleo vegetal (de cozinha), pelas instituições públicas e/ou privadas, bem como organizações de qualquer natureza, para fins de reciclagem e reaproveitamento. “O projeto é aberto à entidades, associações ou empresas que quiseram aderir. Nossa intenção é divulgar o quanto de resíduo conseguimos retirar da natureza”, salientou Maia.
Confira a programação completa da VII Semana do Meio Ambiente “Floresta e Clima - Pensando além das copas”, no site da Sema www.sema.mt.gov.br, no link: VII Semana do Meio Ambiente. Nesse link, além de conferir a programação, os interessados poderão se inscrever em várias atividades que serão oferecidas.
LIXO, UM PROBLEMA DE TODOS
Pensando sobre o que cada um pode fazer para um Meio Ambiente saudável e, em nome de uma cidade melhor para nossos filhos, amigos e toda sociedade precisamos é preciso nos conscientizar da nossa responsabilidade quanto ao lixo que produzimos e passar esta ideia adiante.
A quantidade diária de resíduos sólidos é muito grande e muito desse material é reciclável e poderia ter uma destinação mais correta. Em Cuiabá, esse material pode ser descartado em alguns lugares. Confira a lista:
PILHAS E BATERIAS DE CELULARES – Supermercado Modelo
PET E LATINHAS – Supermercado Modelo ( Fernando Correa, Miguel Sutil, CPA III, Ponte Nova e Hiper Aeroporto)
MATERIAL RECICLÁVEL (PAPEL, LATAS, VIDROS, CAIXAS DE LEITE E SUCO, JORNAIS E CAIXAS EM GERAL), pode ser entregue no Supermercado Extra, localizado na Fernando Correa, onde um representante da Cooperativa de Catadores recebe o mateiral.