Página inicial > SEMA > Notícias > Segunda reunião pública discute a implantação da avenida Parque do Barbado
Publicado: Terça, 24 de Maio de 2011, 20h34 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h09 | Acessos: 789 | Categoria: Notícias
Foto: Edson Rodrigues/Agecopareunio_barbado_edson_rodrigues
Exemplo de Legenda da Foto

A Agecopa realizou nesta terça-feira (24.05), a partir das 14h30, no auditório do Ginásio Aecim Tocantins, a segunda reunião pública para discutir com a sociedade o projeto de implantação e pavimentação da Av. Parque do Barbado, em Cuiabá. A via interligará as avenidas Fernando Correa da Costa, Arquimedes Pereira Lima, Dante de Oliveira (Av. dos Trabalhadores), Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim) e avenida Vereador Juliano Costa Marques.

Dezenas de moradores das regiões que serão afetadas por essa obra participaram na segunda-feira (23.05) da reunião pública realizada na Assembleia Legislativa e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a obra. Estratégica para o fluxo de trânsito em Cuiabá e Várzea Grande, a Av. Parque do Barbado desafogará a Av. Miguel Sutil e integrará importantes vias da cidade.

De acordo com o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, a primeira reunião foi muito produtiva, pois reuniu moradores, membros do Ministério Público, prefeitura de Cuiabá, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), entre outros órgãos públicos envolvidos no processo. “A sociedade deve participar das discussões sobre esse projeto que contribuirá para melhoria da infraestrutura de trânsito de Cuiabá. Portanto, reforçamos o convite para aprofundar ainda mais os debates na reunião de hoje à tarde”.

Trasmitida ao vivo pela rádio e TV Assembleia, a reunião realizada ontem foi conduzida pelo presidente da Comissão Parlamentar de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014, Wagner Ramos (PR).

PROJETO

A obra está divida em dois lotes. O primeiro está orçado em cerca de R$ 23 milhões e abrange um trecho de 14 km entre a Av. das Torres e a Fernando Correa da Costa. O segundo, estimado em R$ 10,8 milhões, terá 1.824 metros de extensão, interligando as avenidas Jurumirim e Juliano Costa Marques.

Um dos pontos ainda em análise do projeto é o traçado da avenida Parque do Barbado nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As alternativas em estudo são: a viabilidade de passar por cima do córrego do Barbado numa faixa de 500 metros de extensão ou que avenida seja construída ao lado desse córrego. O gerente de Obras Públicas da Sema, Valmi Lima , avaliou que a opção de acompanhar o córrego e preservar a área verde da universidade seria a menos danosa ao meio ambiente.

O Secretário Extraordinário de Apoio às ações da Agecopa e PAC, Djalma Sabo Mendes, explicou que o Estado fará um levantamento sobre as famílias que moram às margens do córrego para retirá-las da área de risco e transferi-las para um local adequado, de acordo com a política habitacional do governo.

“A implantação da avenida é um presente para os bairros da região, pois contribuirá também para melhoria do trânsito e revitalização do córrego do Barbado”, comemorou o morador do bairro Pedregal, João José da Silva.