Página inicial > SEMA > Notícias > Sema é piloto no projeto de monitoramento dos programas e ações do governo
Publicado: Terça, 24 de Maio de 2011, 17h39 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h09 | Acessos: 646 | Categoria: Notícias
Foto: Secom/MTAREA_SEMA
Sema será piloto em projeto de gestão

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) por meio da sua Coordenadoria de Planejamento (Cplan) em parceria com a Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan/MT) reuniu-se na última quarta-feira (18.05), na sala do gabinete desta Secretaria, para tratar de assuntos relativos ao monitoramento dos programas e ações governamentais.

A iniciativa é uma proposta do Governo do Estado de utilizar o monitoramento como ferramenta para melhorar a gestão e cumprimento de metas dentro das Secretarias, com o objetivo de monitorar os programas e ações governamentais que são de responsabilidade das mesmas.

O evento reuniu o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia; a secretária adjunta de Qualidade Ambiental, Mauren Lazzaretti; a coordenadora de Monitoramento e Avaliação, Vínia Paula R. Stocco; a superintendente de Planejamento e Orçamento, Maria Stella L. O. Conselvan; a secretária adjunta de Planejamento, Regiane Berchieli; a assessora técnica do Núcleo Ambiental da Sema, Meris Clara Berto Sant’ana e o coordenador de Planejamento do Núcleo Ambiental, Valdinei Valério da Silva.

A Sema foi convidada pela Seplan, através da superintendente de Planejamento e Orçamento, a participar do projeto como sendo piloto no programa de monitoramento, por estar apta a implantar o sistema que envolve oito programas finalísticos, quais sejam: programa de controle de atividades poluidoras, programa de educação ambiental integrada, programa de gestão de áreas degradadas; florestal; de recursos hídricos; resíduos sólidos e proteção do clima e o programa de conservação e gestão de biodiversidade.

As ações serão acompanhadas mensalmente por meio de um monitoramento que dará transparência a todas as restrições que possam ocorrer. Com relação aos programas, o acompanhamento será bimestral, através de um cronograma de tarefas e monitoramento, e se necessário, serão adotadas todas as medidas estratégicas de correção.

Para o coordenador de Planejamento da Sema, “a Secretaria tem o apoio dos técnicos que participam desde a elaboração até a prestação de contas dos programas de governo de competência deste órgão, hoje a Sema encontra-se em um momento importante, pois conta com o total apoio do secretário da pasta, Alexander Torres Maia e do secretário Executivo do Núcleo Ambiental, Moacir Couto Filho, que reconhecem a importância do planejamento nesta gestão atual”.

O sistema de monitoramento consiste numa atividade gerencial sistemática, de permanente coleta, análise e sistematização de informações e de verificação do andamento da ação governamental no contexto em que elas ocorrem, permitindo assim, em tempo oportuno, gerar informações relevantes sobre o processo de execução e o desempenho das ações, de modo a subsidiar os processos decisórios, bem como, permitir a adoção de medidas corretivas sempre que necessário, evitando assim prejuízos à obtenção dos resultados programados.

“Com a implantação do sistema visamos o fortalecimento da gestão ambiental proporcionando maior efetividade e transparência dos programas e ações de governo na área ambiental”, finalizou o coordenador de Planejamento da Sema.