Página inicial > SEMA > Notícias > I Oficina de Formação e Integração para revisão da Lei EA
Publicado: Terça, 17 de Maio de 2011, 20h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h10 | Acessos: 625 | Categoria: Notícias

Apartir desta terça-feira (08.05) até sexta-feira (20.05) acontece no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a a I Oficina de formação e integração da equipe-base que atua no processo de Revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso.

Esta é a primeira de três oficinas que irão acontecer até setembro visando a formação e integração da equipe-base de trabalho que irá atuar junto aos 141 municípios no processo de consulta pública; elaboração metodológica dos Seminários de Consulta Pública nos 15 Consórcios do estado de MT e avaliação e sistematização da minuta das mudanças na lei.

O processo de revisão da lei está sendo conduzido por um grupo formado por 40 pessoas, representantes da Comissão Interinstitucional de EA (CIEA) de MT e parceiros.

Além da formação dos membros integrantes da CIEA, para revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso (MT) esse processo visa ainda levantar subsídios para a construção do Programa Estadual de EA e do Sistema Estadual de EA e, estimular a criação de leis e programas municipais e/ou regionais de EA, entre outros.

Um dos presentes a I Oficina será Marcos Sorrentino, ex-diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), atualmente professor do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), onde coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca). Sorrentino é considerado como um dos nomes mais importante na área de Educação Ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis.

Também participara dos trabalhos a professora Michele Sato, do Instituto de Educação, Departamento de Educação Ambiental.

PROGRAMAÇÃO I OFICINA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO - Processo Participativo de Revisão da Lei 7888/03 e Delineamento de um Sistema Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso

Programação 1º DIA – 18.05

 8h: Mesa de abertura, com convidados e autoridades.
 9h: Apresentação dos participantes.
 11h: Apresentação de todo processo participativo. Acordos de trabalho coletivo.
 12h: Esclarecimentos de dúvidas e diálogo sobre expectativas e inquietações.
 13h30m: Estudo piloto.
 17h15m: Finalização dos trabalhos do dia, avaliação e encaminhamentos.

Programação 2º dia – 19.05

 8h: Adensamento conceitual: políticas públicas; educação ambiental; comunidade; participação; planejamento participativo; estado-nação; programas e projetos.
 Trabalhos em grupo – jogo das palavras.
 Apresentação da síntese elaborada pelos grupos. Sistematização e textos para leitura.
 12h: Almoço
 13h30m: Apresentação do trabalho elaborado pelas equipes no dia anterior.
 17h15m: Avaliação e encaminhamentos para o terceiro dia.

Programação 3º dia – 20.05

 8h: Finalização das apresentações das equipes e encaminhamentos para os trabalhos da II Oficina.
 10h: Formação das equipes de trabalho, com definição das áreas de atuação de cada uma e procedimentos operacionais necessários.
 Avaliação da oficina, mapeamento das demandas formativas para a II Oficina.
 Reunião das equipes para início do planejamento.
 17h. Encerramento

Mais informações: Assessoria de Imprensa da Sema (65) 3613 7359