Página inicial > SEMA > Notícias > Sema reúne prefeitos para primeira reunião do ano da Operação Arco Verde
Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2011, 20h09 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h11 | Acessos: 777 | Categoria: Notícias
Foto: Flávia Ribeiro/Seplan-MTOPERAO_ARCO_VERDE_CONFRESA_MUTIRO
Mutirão realizado em Confresa na Operação Arco Verde

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), representante político e operacional do Estado de Mato Grosso no Comitê Gestor Nacional da Operação Arco Verde Terra Legal, realiza nesta sexta-feira (13.05), no Auditório Pantanal, a primeira reunião com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e prefeitos dos municípios inseridos na Operação Arco Verde (OAV).

Vinte prefeitos e representantes devem comparecer ao Auditório da Sema para as discussões relacionadas a agenda de compromissos da Operação e a implementação de ações visando o fortalecimento das cadeias produtivas no Estado.

O evento terá dois momentos diferentes. Na parte da manhã será realizada uma reunião da Comissão Executiva do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) com a comissão do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimada de Mato Grosso (PPCDQ-MT). Nessa reunião serão apresentados os dados de desmatamento do Deter (Inpe) para o Estado e serão definidas ainda as estratégias de atuação para 2011, entre outros.

No período da tarde será realizada uma agenda com os prefeitos e representantes dos municípios.

OPERAÇÃO ARCO VERDE - Em 2009, o Governo Federal deu início a Operação Arco Verde, idealizada no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). A OAV foi criada para planejar e desenvolver políticas públicas e ações econômicas de forma integrada, fazendo a ocupação racional do território e o uso sustentável dos recursos naturais em 43 municípios responsáveis por 55% do desmatamento na Amazônia.

Ao longo dos últimos anos uma série de ações foram implementadas e realizadas reuniões institucionais com a presença de representantes das três esferas de governo, o que resultou na elaboração de uma Agenda de Compromissos para cada um desses municípios. A Agenda é a sistematização das ações de competência do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, compromissos firmados para a redução do desmatamento.

Para os representantes do governo e os membros do Comitê Gestor Nacional da Operação Arco Verde a continuidade da atuação integrada entre as três esferas de governo, junto com a participação efetiva da sociedade, tanto por parte dos diversos grupos de produtores que atuam no bioma Amazônia, como também da importante colaboração das organizações sociais, será a garantia da mudança tão almejada.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia destacou a importância da Operação Arco Verde para a Amazônia Legal, onde “o seu avanço, além de contribuir diretamente para reduzir o desmatamento na região, contribuirá para o crescimento econômico com distribuição de renda e sustentabilidade ambiental da região, ampliando e fortalecendo a participação da sociedade nessas políticas”.

A OAV vem sendo implementada de forma integrada e progressiva pelos governamentais, responsáveis pela execução de ações voltadas para a manutenção da qualidade ambiental, regularização fundiária e ambiental, assistência técnica e extensão rural, reforma agrária, financiamento, planejamento urbano, desenvolvimento e seguridade social, pesquisa, agricultura, pecuária, abastecimento, pesca e aquicultura, manejo florestal, indústria e demais processos produtivos que implicam o uso dos recursos naturais nos municípios prioritários para o controle do desmatamento na Amazônia Legal.

A Operação Arco Verde é coordenada pela Casa Civil e a Secretaria Executiva é responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

PROGRAMAÇÃO

Programação da Reunião das Comissões Executivas do PPCDAm e do PPCDQ-MT e da Operação Arco Verde

Data: 13.05

Local: Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)