Página inicial > SEMA > Notícias > Veja: Comissão estadual do P2R2 promove reunião para discutir detalhes de eventos no estado
Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2011, 14h41 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h21 | Acessos: 833 | Categoria: Notícias

A Comissão Estadual do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2) reúne-se no próximo dia 19, às 15 horas, na sala de reuniões da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt/MT).

Na reunião será discutida a organização de uma série de três fóruns regionais e da segunda edição do Seminário Estadual.

A proposta da comissão estadual do P2R2, discutida e aprovada nas últimas reuniões, é realizar nos municípios de Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças, fóruns regionais com o objetivo de disseminar a nível municipal as idéias definidas no Plano Nacional.

Já o Seminário Estadual, previsto para acontecer no mês de outubro, terá entre seus objetivos, permitir o envolvimento de todos os segmentos e setores que direta ou indiretamente atuam na gestão de riscos químicos, nas discussões sobre os temas ligados a questão promovendo o nivelando das informações e a implementação de ações de prevenção, preparação e resposta rápida a essas emergências ambientais.

P2R2

O P2R2 é um plano que visa o aperfeiçoamento do processo de prevenção, reparação e resposta rápida a emergências ambientais com produtos químicos perigosos. O plano abrange empreendimentos ou atividades que potencialmente possa causar emergências ambientais em consequência desses produtos.

O plano surgiu da constatação de uma série de deficiências na estrutura de atendimento às emergências, evidenciadas com o acidente ocorrido em março de 2003, no município de Cataguases, em Minas Gerais, envolvendo o rompimento de uma barragem de resíduos contendo substâncias químicas perigosas, que acabou atingindo o Rio Pomba e Paraíba do Sul. O acidente provocou contaminação e deixou várias cidades sem acesso a água para o atendimento da população.

Após o acidente, um Decreto do Presidente da República (nº 5.098), criou o P2R2 com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.

Em Mato Grosso, o P2R2 foi criado com a publicação do Decreto nº 1.609, de 02 de outubro de 2008. Por meio desse Decreto foi criada a Comissão Estadual no Estado, de caráter consultivo e deliberativo. Essa comissão tem entre seus objetivos, promover discussões sobre o tema, além de ser a responsável pela gestão, coordenação, o acompanhamento e avaliação das ações, além da implementação das atividades de prevenção e atendimento.

Reunião da Comissão Estadual do P2R2

Horário: 15:00 horas

Local: Sala de reuniões da Fiemt/MT

Outras informações pelo telefone (65) 3613 7359, na Assessoria de Imprensa da Sema.

PAUTA:

Informes gerais