Durante duas horas desta terça-feira (20.08), servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente ouviram atentamente a palestra da delegada Judah Maali Pinheiro Marcondes que falou sobre "Fortalecendo a Defesa: O Papel da Delegacia Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher". A iniciativa celebra o mês Agosto Lilás que este ano é direcionada a campanha pelo Feminicídio Zero, além de celebrar o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha.
Realizada no auditório Arne Sucksdorff, na sua explanação, a delegada destacou que este ano foram registrados 26 feminicídios no Estado e contextualizou cada tipo de violência contra mulher e suas origens.
“Nós mulheres somos educadas desde cedo a servir e sempre pensar primeiro no próximo. Em qualquer classe social a violência ocorre, por isso, precisamos entender como acontece e combatê-la denunciando”.
A titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, destacou a importância de denunciar supostas situações de violência doméstica. Na oportunidade, ela pontuou a necessidade de observar sinais de possíveis relacionamentos abusivos.
Os protocolos de atendimento na delegacia também estiveram entre os assuntos da palestra. A delegada ressaltou a importância de um atendimento acolhedor, humanizado e respeitoso em relação a cada caso registrado.
Para a servidora Gabriela Priante, o momento foi estimulante para todos que participaram da palestra. “Iniciativa dessa natureza na Sema-MT é de suma importância”. Ela citou ainda que a delegada esclareceu de forma competente e dinâmica os aspectos de como identificar qualquer tipo de violência.
Durante a palestra, os participantes questionaram e puderam trocar ideias e experiências.
Ao final, a delegada agradeceu a oportunidade e a receptividade. “Foi uma experiência que vou levar para minha vida profissional. Senti amor e carinho de todos vocês desde a organização até o acolhimento. Muito obrigada”, finalizou a delegada.
*Maricelle Lima Vieira - Sema/MT