Página inicial > SEMA > Notícias > Caminhada ecológica é realizada no Parque Estadual da Serra Azul
Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 14h42 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 14h43 | Acessos: 436 | Categoria: Notícias
Foto: Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul/Sema-MT
imagem sem descrição.

A Administração do parque estadual da Serra Azul, em Barra do Garças (524 km de Cuiabá), organizou uma caminhada ecológica para mostrar à comunidade a possibilidade de utilizar a área para lazer e prática de esporte. O evento ocorreu neste sábado (22.10).

O espaço, que era utilizado para descarte irregular de lixo, foi revitalizado e contou com ajuda do grupo participante para limpeza da área. Foram recolhidas meia tonelada de lixo durante a ação.

Câmeras de monitoramento vêm sendo instaladas no parque para coibir as ações de descarte de lixo e outros materiais. Os equipamentos de segurança também são utilizados para o monitoramento e prevenção de queimadas no Parque e Área de Proteção Ambiental (APA) Pé da Serra Azul.

A caminhada teve a parceria da Prefeitura e Secretaria Municipal de Turismo e contou com 186 participantes. A trilha de 5 quilômetros proporcionou um contato do grupo com a natureza e a biodiversidade do parque.

Cristiane Schnepfleitner, Gerente do Parque Serra Azul, avalia que o evento foi um sucesso, pois a comunidade, por meio de participação efetiva, pode conhecer um pouco mais sobre a atuação da instituição em prol da preservação e conservação do local. “A meta de sensibilização do público foi atingida, criando multiplicadores que possam difundir boas práticas, tornando-se guardiões do nosso Parque Serra Azul”.

Texto | Arielly Barth

*Supervisão de texto: Renata Prata