Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Selo da Sociobiodiversidade e projeto de recuperação de APP são temas de reunião sobre Reserva da Biosfera
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 19h02 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 19h05 | Acessos: 331 | Categoria: Notícias

Autor: Renata Prata | Sema/MT

Elaboração do Selo da Sociobiodiversidade e projeto de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) degradada no Pantanal foi tema da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal (RB Pantanal). O encontro virtual aconteceu na sexta-feira (28.08) e foi coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e teve participação de segmentos da sociedade civil, universidades e representantes de empresários e profissionais do turismo, pecuária e mineração e pesquisas.

Foram apresentados na reunião a proposta de elaboração do "Selo da Sociobiodiversidade" da RB Pantanal que objetiva reconhecer e promover os produtos das populações que vivem na área da Reserva da Biosfera. O selo poderá ser usado em todos os produtos e serviços específicos da região, agregando valor econômico. A consultoria está em consonância com o Plano de Ação da RB e a contratação será financiada pela WWF.

Outro tema abordado foi a proposta de projeto de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) degradada no Pantanal e áreas úmidas, apresentado pela Profª Drª Cátia Nunes. Este projeto de abrangência internacional será conduzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU/UFMT) , Wetlands International e Mulheres em Ação no Pantanal no âmbito do Programa Corredor Azul.

O programa Corredor Azul mobiliza esforços para proteger o Sistema Paraná-Paraguai como um bem ecológico, social e econômico para a humanidade. Ele prevê intervenções locais para salvaguardar e aprimorar as interconexões sociais, políticas, ambientais e econômicas de três grandes áreas úmidas que compõem o Sistema, entre elas o Pantanal.

Vídeos explicativos sobre a Reserva da Biosfera do Pantanal foram exibidos durante a reunião. Para assistir aos vídeos acesse:

https://youtu.be/zY9Ay4JfDY4

https://youtu.be/mfIMQA3z8Og

https://youtu.be/UmBVHGbNg_0

Reserva da Biosfera do Pantanal

As ações da Reserva da Biosfera do Pantanal são voltadas para o desenvolvimento sustentável, integração com políticas públicas e programas, desenvolvimento de pesquisas, sustentabilidade financeira, redes regionais e temáticas inclusivas.

O objetivo é contribuir para a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies; fomentar o desenvolvimento econômico e humano que seja sociocultural e ecologicamente sustentado; apoiar projetos demonstrativos, educação ambiental, capacitação, pesquisa e monitoramento relacionados com os temas locais, regionais, nacionais e globais da conservação e do desenvolvimento sustentável.

O Pantanal mato-grossense, maior planície alagada do planeta, foi reconhecido como Reserva da Biosfera Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2000. O título permite mais ações governamentais desenvolvimento sustentável e conservação das riquezas ambientais.

No Brasil existem sete Reservas da Biosfera reconhecidas: Pantanal, Mata Atlântica, Cinturão Verde de São Paulo, Cerrado, Caatinga, Amazônia Central e Serra do Espinhaço.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838