Página inicial > SEMA > Notícias > Reunião virtual discute qualidade da água dos córregos de Cuiabá
Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 21h16 | Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 21h16 | Acessos: 246 | Categoria: Notícias

00--Rio_Cuiab

Uma reunião virtual conduzida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá discutirá a qualidade da água dos córregos da capital. O encontro em plataforma Google Meet ocorrerá nesta sexta-feira (29.05), às 9h, permitindo que os membros da CBH e qualquer cidadão possam acompanhar sem sair de casa, seguindo as regras de isolamento social. Para participar basta clicar AQUI.

Somando ao debate, a reunião terá participação do analista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Walter Corrêa, que apresentará sua pesquisa sobre a qualidade da água nas bacias urbana. Além dele, a mestre em Química, Carolina Simonato, que vai abrir diálogo sobre os córregos de Cuiabá.

Segundo a presidente do Comitê, Professora Eliana Beatriz Lima, a apresentação dos resultados das pesquisas vão colaborar para a identificação dos pontos de fragilidade nas bacias urbanas.

"A apresentação do engenheiro Walter é de extremo interesse do Comitê, pois o CBH precisa propor alternativas para revisão e enquadramento transitório. Com essa apresentação é possível que o Comitê tenha subsídio para fazer uma proposição de mudança", destaca Eliana.

Ainda sobre as pautas da reunião, os membros devem discutir a atuação das câmaras técnicas do CBH, formada por alguns membros do Comitê, que discutem questões e melhorias nas ações do coletivo.

"Nós decidimos pela contratação de um bolsista que possa apoiar os membros das câmaras técnicas com a coleta de informações, permitindo que essas câmaras iniciem seus trabalhos de forma mais efetiva", afirma a presidente.

Com práticas que visam à conversação das águas do rio Cuiabá, o Comitê pretende ainda constituir um Plano de Bacia que direcione as atividades do CBH durante todo o ano.

"Para 2020 protocolamos junto ao Ministério Público do Estado (MPE-MT) nossa proposta de elaboração do Plano de Bacia. Com isso buscamos recursos para realizar esse plano. Então isso vai ser um diferencial na vida do Comitê, pois vai dar condições para a gente enxergar quais bacias temos, quais são os nossos problemas e o que precisamos fazer", conclui a presidente.

Os interessados em participar do debate necessitam apenas de um dispositivo com acesso à internet (computador, celular, tablet) e, se possível, fones de ouvido e webcam. Lembrando que os itens adicionais são apenas para tornar a experiência virtual ainda mais proveitosa.

Para ler a íntegra da Carta Convocatória e ficar por dentro de todos os detalhes da reunião, clique AQUI. Para acessar a sala virtual do encontro clique AQUI. É válido ressaltar que o participante só terá acesso permitido na sala de reunião no dia e horário marcado.

Conheça o CBH Cuiabá

O Comitê foi instituído em 2015, entretanto, sua primeira reunião ordinária aconteceu apenas em 2017, com a posse dos primeiros membros. Formado por representantes de instituições públicas, sociedade civil e organizações não governamentais, o CBH atua nos afluentes da margem esquerda do Rio Cuiabá, entre o divisor de água do rio Manso até parte da região de Barão de Melgaço.

Entre os principais cursos d'água de responsabilidade do Comitê estão: Ribeirão dois Córregos, Rio Bandeira, Ribeirão do Lipa, Mané Pinto, Prainha, Gambá, Barbado, Coxipó, São Gonçalo, Córrego Escuro e Rio Aricá Açu. Além do CBH Cuiabá, existem outros nove Comitês em atividade no Estado. Saiba mais AQUI.

Reunião Virtual CBH São Lourenço

Data: 29 de maio (sexta-feira)

Acesso a reunião: http://meet.google.com/eiw-iyhy-dgd

Autor: Marcos Salesse | Comitês de Bacias Hidrográficas