Vinte e Cinco alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram de uma visita técnica ao Laboratório de Monitoramento da Qualidade Ambiental na Secretaria de estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
A visita foi acompanhada pelo Coordenador de Monitoramento da Água e do Ar, Sergio Batista de Figueiredo, com objetivo de conhecer os setores internos do laboratório da Sema, as atividades desenvolvidas, os procedimentos de coleta, quais os equipamentos utilizados para medição de descarga líquida de vasão, qualidade da água, amostragem, análises químicas, físicas e biológicas.
A Sema está de portas abertas para receber cursos interessados em visitas técnicas ao laboratório, basta fazer uma solicitação através de oficio junto a secretaria para o agendamento, organização, acompanhamento e recepção dos visitantes.
Durante a visita, Sérgio propôs parcerias para que os alunos pudessem fazer futuras pesquisas através de dados gerados pela Sema, sobre a relação da qualidade da água com o desmatamento, devido à ausência de pesquisas contundentes que apontam essa relação no estado de Mato Grosso.
Os conhecimentos são importantes para o estudo da dinâmica florestal e manutenção de florestas e áreas de preservação permanente (APP) nas disciplinas de Hidrologia Florestal e Manejo de Bacias Hidrográficas.
"Nós questionamos os alunos sobre a visita e o retorno foi positivo, acharam bastante interessante conhecer os instrumentos utilizados para as análises e bem proveitoso ver no laboratório o que as vezes é só falado em sala de aula. Para os alunos creio que foi bastante enriquecedor, bem bacana essa interação", destacou Sergio Batista.
Autor: Lucas Gabriel Amorim / Sema-MT