Página inicial > SEMA > Notícias > Artigo: Sema entrega cerca 1050 uniformes para servidores das áreas finalística
Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 20h08 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h44 | Acessos: 71 | Categoria: Notícias
 a-BauniformeSema5
Entre os materiais entregues aos profissionais que atuam nos setores de fiscalização, monitoramento e no laboratório estão camisa, calça, colete, chapéu, jaleco e gandola
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou a entrega de cerca de 1050 uniformes aos servidores da pasta. O evento ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (17.08), durante uma cerimônia que reuniu toda a equipe de gestão no Auditório Pantanal, na sede do órgão em Cuiabá. Esse é o sétimo lote adquirido, os primeiros foram 300 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) entregues em outubro do ano passado.

O secretário executivo da Sema, André Baby, ressalta que esses uniformes atendem principalmente os setores finalísticos da Sema, entre eles, fiscalização, monitoramento da qualidade ambiental, gestão florestal, mudanças climáticas e biodiversidade, regularização e monitoramento ambiental e de infraestrutura, mineração, indústria e serviços. “Sou funcionário de carreira da Sema e tenho acompanhado a evolução deste órgão. Hoje estamos caminhando para mais um marco na história da secretaria que tem buscado investir na política de valorização do servidor e das pessoas. Estou muito feliz de participar de mais esse momento”.

Além da sede do órgão ambiental, a unidade regional da cidade de Alta Floresta também receberá os uniformes. Entre os materiais estão: camiseta manga longa e manga curta com protetor solar, colete, chapéu, jaleco e gandoal. Conforme o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Valdinei Valério Silva, o processo para aquisição demandou esforço conjunto de diversos servidores que até então não tinham experiência na área de licitação. Além disso, é uma área burocrática, que requer atenção aos mínimos detalhes.

“Foi um processo lento, complexo, com muitas especificidades para serem cumpridas e numa época de grande limitação econômica do Estado, por isso estamos comemorando como uma grande vitória mais essa entrega”. Valério pontua que o setor de Qualidade de Vida com apoio da Gestão de Pessoas tem feito esforço para proporcionar satisfação, saúde e segurança ao servidor. “Já entregamos os EPIs. Na época, não conseguimos entregar os uniformes, mas isso não foi motivo para desanimo, continuamos à luta”.

A secretária adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazaretti, também comemorou a conquista e classificou o momento como mais uma etapa rumo ao avanço da gestão ambiental, que segundo ela, deve ser realizado com investimentos e valorização do profissional. “A luta pela valorização do servidor não se limita apenas na aquisição de uniforme, mas isso faz parte das metas a serem alcançadas pela gestão e também contribui para que o servidor trabalhe de forma segura”.

Condições de trabalho

O coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental, Sérgio Figueiredo, afirma que vários dos itens são essenciais para a realização do trabalho dos servidores do laboratório em sua totalidade. “Muitas das atividades que o laboratório desempenha expõe o servidor a uma série de perigos potenciais, então é muito importante que ele esteja protegido para exercer suas tarefas com segurança e qualidade”.

Para o superintendente de Atendimento, Desconcentração e Descentralização da Sema, Murilo Morgandi Covezzi, os uniformes foram muito desejados pelos técnicos, principalmente os das unidades regionais. “Todas as unidades já receberam os EPIs, mas apenas uma irá receber os uniformes por enquanto. Esses investimentos que a secretaria tem realizado melhora até a qualidade de vida do profissional, além da comunicação visual do órgão perante a sociedade”.

Essa aquisição dos uniformes totaliza investimentos da ordem de R$ 38.464, 82, com processo de licitação (nº 429012) que teve início em 2015. São sete lotes, dos quais seis foram EPIs concluídos e entregues no ano passado e um de uniformes entregues nesta quinta-feira.

Sobre os EPIs

Foram entregues em outubro de 2016 cerca de 500 apoios de punho, com o objetivo de prevenir lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/Dort), colete salva-vidas, máscara semifacial, filtro químico, capacete, protetor auricular, cone de sinalização, capa PVC, luva mista, protetor solar, protetor facial incolor, óculos de proteção incolor, macacão saneamento, máscara com válvula, luvas de raspa, coturno tático e de segurança impermeável e coturno de alto desempenho. A aquisição dos EPIs totalizou investimentos no valor de R$ 94.130,00.