Conforme o gerente de Sistemas de Tecnologia da Informação da Sema, Nelson Peixoto Lopes, inicialmente o Siga será utilizado apenas para realizar os cadastros de pessoas que utilizarão o Sistema Mato-grossense do Cadastro Ambiental Rural (Simcar). Posteriormente, todos os sistemas da secretaria contarão com a ferramenta. “Com o Siga, o usuário terá apenas um login e uma senha para acessar tudo o que a secretaria oferece”.
Peixoto explica que o portal do Siga terá vários módulos, o que foi entregue neste momento é o módulo de cadastro, responsável por cuidar dos cadastros de pessoas físicas e jurídicas. O produtor rural, engenheiro agrônomo ou florestal, entre outros profissionais que precisam emitir um Cadastro Ambiental Rural (CAR), precisam primeiro fazer o cadastro nesse sistema.
“Depois disso ele segue para o Simcar, espaço onde seus dados já estarão armazenados porque o Siga irá migrar as informações do usuário para o Simcar automaticamente, tornando o trabalho do usuário mais prático e ágil”. O Siga está disponibilizado no site da Sema, na parte superior (lateral direita) e também pode ser acessado neste link.