O tema ‘Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso’ segue a bandeira defendida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2017 como o ‘Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento’.
Para o vice-governador e secretário da Sema, Carlos Fávaro, este será um espaço propício para se desmistificar o assunto, oportunizando que as informações sobre o desenvolvimento aliado ao ecoturismo cheguem até as pessoas. “Nosso Estado é rico turisticamente. Tem um potencial incrível, com belas paisagens, como rios, parques, montanhas, e esse é o momento para mostrar à população que o ecoturismo é necessário para a preservação do meio ambiente”.
A superintendente de Educação Ambiental, Vania Montalvão, explica que a Semana do Meio Ambiente segue as diretrizes da educação ambiental que busca garantir o processo harmônico entre Estado e sociedade por meio do diálogo permanente. “Por isso abrimos esse espaço para a comunidade mato-grossense refletir e debater sobre o ecoturismo e a valorização das múltiplas territorialidades, culturas e identidades como assuntos primordiais para implementação de políticas públicas ambientais sustentáveis”.
Inscrições
O Dia Mundial do Meio Ambiente é 5 de junho, mas a programação se estende durante uma semana com diversas atividades em Cuiabá. Para participar, os interessados devem se inscrever neste link e preencher o formulário. Durante a inscrição é necessário selecionar as atividades de interesse como minicursos, palestras, oficinas, mesa redonda, etc. Estarão disponíveis entre 10 a 30 vagas para oficinas e minicursos. Já as vagas para palestras e mesa redonda variam de 30 a 200. Se desejar participar de algum deles, os candidatos precisam selecionar uma opção e concluir a inscrição.
Programação
No dia 5 de junho (segunda-feira), às 14h30, no Auditório Deputado Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MT), será a abertura oficial com a apresentação cultural da cantora cuiabana Lorena Ly. Também haverá palestra com a professora e pesquisadora em Educação Ambiental, Michele Sato; e o lançamento de uma consulta pública a respeito do Programa Nacional de Educação Ambiental. A companhia de aventura estará ministrando durante os três dias de eventos, das 13h às 17h, na AL-MT uma oficina sobre parede de escalada e slackline. Veja a programação detalhada do evento pode ser conferida neste link
Semana do Meio Ambiente
Em Mato Grosso, o evento foi instituído a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.