Página inicial > SEMA > Notícias > Força Tarefa de Governadores para o Clima realiza reunião de planejamento em Cuiabá (03 e 04.02)
Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2014, 20h42 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h47 | Acessos: 491 | Categoria: Notícias

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda participa nesta segunda-feira (03.02), no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, da reunião de Planejamento Estratégico coordenada pelo GCF Brasil – Governors Climate and Forests Task Force. A reunião que termina no dia 04.02, tem como objetivo definir, de forma estratégica, o planejamento das atividades futuras da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, em curto e médio prazos e a visão até 2020.

Durante a reunião será feita uma retrospectiva e avaliação das atividades já desenvolvidas para que os participantes possam definir a missão e visão de futuro do grupo.

O GCF é uma iniciativa conjunta entre os Estados e províncias dos Estados Unidos da América (California e Illinois), Brasil (Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Tocantins), Indonésia (Aceh, Papua, Kalimantan do Leste, Kalimantan do Oeste, Kalimantan Central e Papua do Oeste), Nigéria (Cross River Satate) e Mexico (Campeche e Chiapas), Peru (Madre de Dios, Loreto, San Martin, Ucayali) e Espanha (Catalunha).

O GCF foi criado em novembro de 2008 com o objetivo de implementar mecanismos de incentivo para a redução de emissões provocadas por desmatamento e degradação floresta (REDD+), entre seus participantes.

Dia 03 de fevereiro, segunda-feira

09:00 horas – Boas vindas e apresentação dos objetivos e metodologia da reunião – Idesam

09:20 horas – Retrospectiva e contexto técnico de REDD+ nos últimos três anos e atividades desenvolvidas no contexto do GCF – Idesam

09:50 horas – Expectativas sobre o planejamento estratégico. Avaliação e expectativas futuras de cada estado sobre os impactos do GCF sobre seus programas

10:50 horas – Coffee-break

11:00 horas – Construção da matriz SWAT para a atuação do GCF no Brasil

12:30 horas – Almoço

14:00 horas – Discussão sobre missão e visão do GCF no Brasil

15:30 horas – Brainstorming sobre atividades que deverão compor o planejamento a curto e médio prazos (1 a 3 anos) e a visão até 2020

16:45 – Coffee-break

17:00 horas – Breve apresentação da metodologia de definição dos objetivos estratégicos. Definição dos temas dos objetivos estratégicos (proposta inicial: técnico, financeiro, articulação e governança). Predefinição das atividades a compor cada tema.

Dia 04 de fevereiro, terça-feira

09:00 horas – Discussão das ações a compor os objetivos estratégicos