Página inicial > SEMA > Notícias > Informativo: José Lacerda e prefeitos discutem construção de usinas na região do Teles Pires
Publicado: Terça, 02 de Abril de 2013, 23h08 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h05 | Acessos: 558 | Categoria: Notícias
Secom/MTJOSE_LACERDA_4_MARCOS_VERGUEIRO.jpg_EDITADA_copy
Secretário reúne com prefeitos para discutir construção de usinas

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, participou nesta terça-feira (02), em Cuiabá, de reunião com prefeitos dos municípios que serão atingidos pelos impactos sociais, ambientais e econômicos, decorrentes da construção de usinas hidrelétricas ao longo do rio Teles Pires.

A ideia foi discutir ações que possam reduzir os impactos sofridos pelas cidades e buscar soluções às demandas apresentadas por cada gestor. Participaram prefeitos dos municípios de Sinop, Alta Floresta, Colíder, Apiacás, Canarãna, Nova Monte Verde, Carlinda, Terra Nova do Norte, Paranaíta e Itaúba.

José Lacerda disse aos prefeitos que irá visitar a região e defendeu o planejamento estratégico conjunto desses municípios, além da construção de uma agenda de sugestões comuns. Durante a reunião, o secretário falou sobre o processo de descentralização para os municípios, dos licenciamentos ambientais dos empreendimentos com impactos locais e, sobre as ações que serão desencadeadas pelo órgão ambiental e parceiros, incluindo aí as prefeituras, para o combate aos incêndios florestais e queimadas urbanas.

"É importante que os municípios venham à Sema assinar os termos de parceria", disse Lacerda sobre a descentralização.  Hoje 13 municípios estão habilitados a realizarem o licenciamento de impacto local.

USINAS

Ao longo do rio Teles Pires estão previstas a construção de cinco usinas (UHE) que irão compor um sistema único. A Usina de Colíder, já em construção, tem previsão para entrar em funcionamento em 2015 e gerar 342 megawats (MW) de energia.

A Usina Foz do Apiacás, também com funcionamento previsto para a partir de 2015, deverá gerar 275 MW e a Usina Magessi , 53 MW.

A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que deverá ser construída entre as cidades de Paranaíta, em Mato Grosso e Jacaraenga, no Pará, será a maior do complexo, com capacidade instalada de 1.820 MW de potencia.

Uma outra unidade será construída a 70 quilômetros de Sinop . Com potencia estimada em 460 MW e uma área de 33,7 mil hectares essa UHE impactará os municípios de Cláudia, Sorriso, Ipiranga do Norte e Itaúba, além de Sinop. A previsão de investimento para a UHE de Sinop é de R$ 2 bilhões.

(Com informações Assessoria/Prefeitura Sinop)