Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Mapa da Vegetação
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2010, 14h08 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h53 | Acessos: 6606 | Categoria: Notícias

Mapa de Vegetação Primária do Estado de Mato Grosso


O mapa de vegetação primária do Estado de Mato Grosso está sendo elaborado por equipe multidisciplinar por meio de cooperação técnica entre instituições federal e estaduais (IBGE, SEPLAN e SEMA-MT). O objetivo deste novo mapa é aprimorar o mapeamento realizado pelo projeto RADAMBRASIL na década de 1970, de forma a restaurar, com maior precisão, os limites pretéritos das tipologias. Para realizar tal tarefa, técnicos da SEPLAN e SEMA receberam treinamento da equipe do IBGE para identificar em campo as diferentes tipologias de cerrados e florestas que ocorrem em Mato Grosso.

 

 Os novos limites da vegetação são definidos a partir de um mosaico de imagens de satélite MSS-LANDSAT da década de 1970 do Estado de Mato Grosso, elaborado por técnicos da Coordenadoria de Ecossistemas da SEMA. As imagens antigas são fundamentais no processo do mapeamento, pois nessa época o Estado ainda conservava a maior parte do seu território com vegetação nativa. A equipe encarregada do mapeamento da vegetação, técnicos da SEPLAN e SEMA, está percorrendo as regiões do Estado para checar as tipologias sob supervisão dos técnicos do IBGE e a previsão para o término dos trabalhos é de um ano.

 

 

 

Mosaico de Imagens MSS Landsat do Estado de Mato Grosso (1975 a 1980)


 

 

Foto: SEMA/SUB/CECO
mosaico
Figura 1 - Mosaico Mato Grosso
1975 a 1980

Imagens MSS Landsat da década de 70 disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram pré-processadas (georreferenciadas) para o Estado de Mato Grosso. É uma ferramenta que auxilia na definição de tipologia (Cerrado ou Floresta), dos limites pretéritos da vegetação primária e no cálculo de reserva legal (Figura 1).

 

 

 

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838