O Comitê Estadual de Gestão do Fogo realiza nesta quarta-feira (22), às 9 horas, no Auditório Jatobá do Parque Estadual Massairo Okamura, reunião extraordinária para discutir ações ligadas ao período proibitivo para queimadas no Estado.
Durante a reunião representantes das instituições que integram o Comitê vão apresentar seus planos de ação para o período com base nas definições estabelecidas no Plano Integrado de Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – 2011.
Os órgãos envolvidos nas ações de monitoramento, combate e fiscalização das queimadas também irão deliberar sobre a possibilidade de antecipação do período proibitivo para queimadas no Estado de Mato Grosso. O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, deverá propor aos membros do Comitê de Gestão do Fogo, a antecipação do período proibitivo, que normalmente vai de 15 de julho a 15 de setembro, para 01 de julho a 30 de setembro. No caso de o Comitê aceitar a proposta ela será encaminhada para o governador, Silval Barbosa, para que seja, ou não, sancionada.
A antecipação do período proibitivo pode acontecer em razão das condições climáticas serem desfavorável, no período de julho a setembro, na região Centro Oeste e, consequentemente, no Estado de Mato Grosso. Para evitar maiores danos e, a fim de que ações de combate às queimadas sejam efetivas em todo o território mato-grossense, o secretario de estado do Meio Ambiente, propõe a ampliação desse período.
SERVIÇO
Reunião Extraordinária do Comitê Estadual de Gestão do Fogo
DATA: 22.06
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Auditório Jatobá do Parque Estadual Massairo Okamura