Um trabalho pioneiro no país vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e prevê a instalação de uma Comissão de Qualidade de Vida (Com-Vida) na Escola Estadual Nova Chance, que atende alunos da Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade.
O tema integrou a pauta de discussões propostas pela Semana do Meio Ambiente que tem mobilizado profissionais da educação e a classe estudantil para mudanças comportamentais frente a questões ambientais. A atividade contou com a participação de mais de 150 alunos e foi realizada na manhã de hoje (06.06), no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.
Atualmente, a Escola Nova Chance possui mais de 2 mil alunos distribuídos em 29 unidades do sistema prisional, perfazendo 81 turmas. “Já houve uma boa recepção dos alunos para com a ideia. Existe uma ansiedade para a formatação do projeto”, explica a coordenadora pedagógica da E.E. Nova Chance, Andréa Lima Shimizu Frutuoso.
A gerente de Educação Ambiental da Seduc, Giselly Gomes, pontua que já foi realizada uma oficina com os profissionais que atuam na unidade escolar e que o debate será ampliado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), responsável pela administração do sistema prisional. “A instalação da Com-Vida permite colocar em prática propostas que ajudem a melhoria do ambiente escolar e do espaço como um todo".
As discussões também contaram com a presença de estudantes e professores da Escola Estadual Antônio Epaminondas (de Cuiabá ) e Pio Machado (de Acorizal). “Temos interesse na implantação da Com-Vida e na realização de conferências ambientais”, explica a professora Ronilce Maria Pires, da E.E. Antônio Epaminondas. Ela ainda citou que práticas pedagógicas na área ambiental permeiam o currículo escolar.
Carta Política
Em uma manhã repleta de debates e reflexões sobre o espaço em que vivemos e as perspectivas para o futuro, os estudantes também puderam conhecer a Carta Política da Sociedade Civil Mato-grossense (elaborada após a realização de seis ciclos de debates nas cidades de Cuiabá e Cáceres). O documento, que será protocolado a autoridades do Executivo e do Legislativa do Estado neste mês de junho, traz importante contribuições sobre o tema “Qual a economia que queremos?”.
A proposta conta com assinatura de 26 entidades e estudantes da rede pública. “Ela também será levada para ser apresentada durante a Cúpula dos Povos e a Rio+20, na próxima semana”, explica Denise Amorim do Grupo de Trabalho e Mobilização Social. “Apresentamos alternativas viáveis a construção de uma economia mais solidária e ética”.
Encerramento
A Semana do Meio Ambiente será encerrada na tarde de hoje (06.06) com a inauguração da Horta Medicinal da Seduc. O evento será realizado a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).