A Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Agecopa) irá executar as obras do teleférico no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O decreto de autorização foi assinado na última quinta-feira (07.04), pelo vice governador Francisco Daltro, então governador em exercício, durante reunião com diretores da Agência.
O documento transfere parcialmente o contrato administrativo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) para a Agecopa.
Durante a assinatura Chico Daltro destacou que o ato seguiu – dentro do alinhamento de pensamento administrativo e político – as determinações do governador para que não ocorresse nenhuma solução de continuidade durante a viagem de Silval Barbosa para Washington (EUA), onde participou do 13º Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe.
As obras de construções do Teleférico de Chapada dos Guimarães estão previstas dentro da ação de Governo no sentido de fomentar o turismo em Mato Grosso – assim como é a própria realização da Copa do Mundo em Cuiabá, como destaca o diretor Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Turístico, Teté Bezerra, que participou da reunião, disse na ocasião que a decisão de transferir a obra para a Agecopa foi conjunta, da Sedtur com a diretoria da Agência, com o pensamento de não perder tempo. A Sedtur não tem orçamento, enquanto aguarda a liberação dos recursos do Prodetur. “Agora nós temos a certeza que a obra estará concluída em 2012 e a gestão, após a conclusão, será da Sedtur”.
O presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, explicou que, como ocorreu a liberação da licença prévia por parte dos órgãos ambientais, e a Sedtur não tem orçamento para financiar a execução da obra, e para que não ocorresse nenhum atraso, o Governo achou por bem passar a execução para Agecopa. Dessa forma – segundo Yênes – o Governo demonstra que está priorizando o turismo.
Yuri Bastos disse que a construção do teleférico pode ser considerado o pontapé inicial do turismo. Segundo ele, as obras do teleférico obedecem as exigências ambientais – mesmo porque não vai se derrubar um pé de árvore. Quanto a localização, a escolha se deu depois de amplo estudo pela mesma empresa que elaborou o estudos técnicos do Parque Iguaçu, no Paraná.
O diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, destacou que o Teleférico de Chapada dos Guimarães marca o profissionalismo do turismo em Mato Grosso. “O esforço para se trazer a Copa do Mundo foi para divulgar o Estado de Mato Grosso”, ressaltou.
Chico Daltro ressaltou que o Governo como um todo tem uma visão clara de todo cenário para a realização da Copa do Mundo 2014. Ele lembrou que as obras – todas sem exceção – estão dentro do prazo, principalmente a Arena Pantanal. As demais obras – as que demandam maior tempo de execução como os viadutos e trincheiras -, não ultrapassam dois anos. “Nós vamos fazer uma Copa do Mundo com qualidade referencial”, disse.