Página inicial > SEMA > Notícias > Produtores de Mato Grosso vão à Brasília pelo Código Florestal
Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2011, 13h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h21 | Acessos: 814 | Categoria: Notícias

Ao todo, 35 ônibus sairam da capital mato-grossense rumo à Brasília (DF), em favor da votação do Novo Código Florestal. A concentração ocorreu nesta manhã de segunda-feira (04.04), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato),

mais de 1.500 produtores de Mato Grosso vão participar da mobilização nacional, entre produtores, representantes de sindicatos, prefeitos, e membros dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Nascentes do Pantanal, Vale do Rio Cuiabá, Portal da Amazônia, Região Sul, Nascentes do Araguaia, Altos do Rio Paraguai e Vale do Teles Pires.

Para participar da caravana de Mato Grosso, alguns produtores viajaram no domingo (03.04) o dia inteiro para chegar na capital mato-grossense. Como os agricultores de Cotriguaçu (950 Km a Noroeste de Cuiabá). O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Arnaldo de Campos, explicou que foi uma viagem tranquila e os 39 produtores já se preparavam para mais 1.133 km de viagem para chegar à Brasília. "Todo esta dificuldade é com a esperança de lutar pela legalidade dos produtores, que muitos ora ficam na legalidade e ora na ilegalidade. E sem conseguir crédito não tem como trabalhar", pontuou Campos.

O intuito da mobilização é sensibilizar o Congresso Nacional para a votação do código na primeira quinzena de abril, como prometido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em 22 de março, quando assumiu o compromisso com o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), que colocaria o Código Florestal em pauta para votação na primeira quinzena de abril.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga, "nós devemos muito ao setor produtivo. Por isso, estamos dando todo apoio necessário. Estamos indo à Brasília com o setor, para acelerar o processo de votação com a classe mais prejudicada com a atual legislação", reforçou Fraga. O secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Carlos Alécio, destacou que como não foi possível fazer a votação no ano passado, todos os estados brasileiros começaram a articular no sentido de pressionar o Congresso para a votação, o que culminou nesta mobilização nacional.

MOBILIZAÇÃO

A mobilização nacional do setor está marcada para terça-feira (05.04), na Esplanada dos Ministérios. A programação do movimento prevê uma missa campal logo na chegada em Brasília, pronunciamentos dos representantes das bancadas estaduais e um grande abraço dos participantes no Congresso Nacional. A previsão é de que 20 mil produtores do Brasil inteiro façam parte da mobilização, que acontecerá independente do texto do novo Código ir à votação.

Participam do movimento, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), além dos produtores, sindicatos e Consórcios Intermunicipais.