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SEMA
Publicado: Quinta, 31 de Março de 2011, 19h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h21 | Acessos: 674 | Categoria: Notícias
Foto:ZequiasNobre-AGE/MTouvidoria Diagnóstico norteará melhorias no Sistema de Ouvidorias do Estado

A Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria, conclui na próxima segunda-feira (04.04) uma série de 28 visitas às Ouvidorias Setoriais, que tem por objetivo produzir um diagnóstico detalhado do setor.

O levantamento é mais um passo no processo de transformação da AGE em Controladoria Geral do Estado (CGE) e será base para o aperfeiçoamento do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, bem como para estabelecimento do planejamento estratégico da Secretaria Adjunta para os próximos anos.

Realizado pela Coordenadora de Organização e Desenvolvimento das Ouvidorias Setoriais, Cristina Bastos e pela auditora Cristina Vilela, as visitas têm o objetivo de conhecer de forma detalhada o funcionamento de cada unidade, procedendo ao levantamento das formas de atuação de cada ouvidor e de suas necessidades. Os resultados subsidiarão a produção do relatório final sobre a área. "Trata-se de um diagnóstico muito profundo do que estamos produzindo sobre o trabalho de todas as Ouvidorias Setoriais vinculadas ao Poder Executivo Estadual, de modo a possibilitar que as experiências adquiridas por elas ao longo dos tempos sirvam de base para a criação e desenvolvimento da Controladoria Geral do Estado”, explicou a secretária adjunta de Ouvidoria, Edilene Lima.

O trabalho em curso irá direcionar o planejamento da Secretaria Adjunta para os próximos anos, o qual será desenvolvido com fundamental participação dos ouvidores. De acordo com Edilene, uma avaliação completa dos trabalhos de cada servidor da área também está sendo realizada e os resultados servirão como subsídio para o processo de integração da antiga Ouvidoria Geral do Estado (atual Secretaria Adjunta de Ouvidoria) à AGE.

Conforme pontua o auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, a Ouvidoria é o principal canal de comunicação da sociedade com a administração, sendo fonte fundamental para o processo de melhoria e aperfeiçoamento da administração pública. “A Ouvidoria é o termômetro de qualidade da administração”, disse. “Através das demandas que chegam até nós, por seu intermédio podemos conhecer quais são as áreas no Estado mais sensíveis que merecem uma atenção maior por parte do Governo”, frisou.

MELHORIAS NO SISTEMA

José Alves reitera que o aperfeiçoamento do Sistema de Ouvidorias do Estado, que passa pela produção deste diagnóstico, será realizado em conjunto com os servidores da área. “Iremos dar andamento a este processo ouvindo cada servidor e discutindo com eles quais as melhores medidas e práticas a serem adotadas visando o aprimoramento do setor”, garante. “Estamos entrando neste processo para potencializar e contribuir com o trabalho da Ouvidoria”, salienta.

Entretanto, o auditor geral afirma que é importante também que a Ouvidoria se enxergue agora como parte de algo maior, interligada a outras áreas da administração pública. “A Ouvidoria agora faz parte do Sistema de Controle Interno Estadual e como tal, suas ações serão integradas às demais funções”, pontua, ao discorrer sobre a integração das macro-funções de Ouvidoria, Auditoria, Controladoria e Corregedoria. “Ela não está mais sozinha. Sua atuação precisa estar em sintonia com as demais áreas”, acrescenta.

PRÓXIMO PASSO

O passo seguinte à conclusão do levantamento e produção do diagnóstico da área será a reunião entre auditor geral do Estado e a secretária adjunta de Ouvidoria com todos os ouvidores setoriais para início das discussões acerca do andamento dos processos.

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